Bem vindos (as) ao NW Blumenau    |

  • DonCorleone em Blumenau
  • don corleone
EDUCAÇÃO

Unidades de ensino passam por avaliação institucional

De 26 de novembro a 1º de dezembro, as 50 Escolas Básicas Municipais (EBM) de Blumenau serão avaliadas pelo Sistema Municipal de Avaliação Institucional Participativa (Simaip). Nos 78 Centros de Educação Infantil (CEI) a avaliação ocorre entre os dias 3 e 8 de dezembro. O Simaip foi instituído pela Lei Complementar nº 910 de 14 de outubro de 2013 e visa avaliar a gestão escolar e pedagógica, além do espaço físico e a infraestrutura de cada unidade. O objetivo é melhorar o ensino público e qualificar a gestão dessas unidades educacionais.
A avaliação institucional contará com a participação de toda a comunidade escolar, englobando alunos com mais de 12 anos, professores, funcionários, equipe gestora e pais ou responsável legal. Os resultados serão computados e tabulados automaticamente por um sistema online, por meio da Secretaria de Gestão Governamental, que irá gerar os gráficos por dimensão e questão avaliada. Os resultados serão encaminhados à Comissão Municipal de Avaliação (CMA), Secretaria Municipal de Educação e Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada unidade educacional.
Com base nos resultados, as Escolas Básicas Municipais e os Centros de Educação Infantil, juntamente com a Secretaria de Educação, irão nortear o Plano de Trabalho para 2016, projetando melhorias na qualidade de educação e formulando políticas públicas no âmbito municipal.
Metodologia digital
Neste ano, a novidade é que a avaliação será feita de forma totalmente online nas escolas urbanas. A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria de Gestão Governamental, elaborou um sistema específico para realização do Simaip, democratizando a forma com que a avaliação é feita. Cada avaliador receberá uma chave de segurança gerada pelo sistema para que possa avaliar a unidade educacional. Nas escolas do campo, a aplicação do questionário continuará sendo de forma física, contando com a presença de um representante da Secretaria de Educação durante o dia aplicado.
Via PMB 

Comentários