Bem vindos (as) ao NW Blumenau    |

  • DonCorleone em Blumenau
  • don corleone
EDUCAÇÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Por determinação do Estado, aulas serão retomadas em Blumenau

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está estudando a Portaria Conjunta SES/SED nº 778, divulgada pelo Governo do Estado na noite da última terça-feira, dia 6, que libera o retorno das aulas presenciais em Santa Catarina para cidades que estejam nos níveis potenciais alto e moderado na matriz de risco da Covid-19.

Uma das exigências do Estado é a criação de um Comitê Municipal e de um Plano de Contingência por parte da Secretaria Municipal de Educação e das instituições de ensino, contendo medidas sanitárias, entre outras, para garantir a segurança no retorno das aulas.

Em virtude da complexidade para organização do retorno com segurança para pais e alunos, ainda não foi definida uma data específica para a volta das aulas em Blumenau.

De acordo com a Secretária de Educação, Patrícia Lueders, esse processo precisa ser feito com muito estudo e planejamento. “O Governo do Estado demorou semanas para elaborar e divulgar a portaria, por isso o Município precisará de pelo menos alguns dias para definir a melhor estratégia de retomada das aulas, visando garantir a segurança sanitária dos alunos e dos professores”, pondera.

Em paralelo, a Semed está aguardando o diagnóstico da pesquisa realizada com as famílias do 6º ao 9º ano e iniciará nos próximos dias uma pesquisa com as famílias dos demais anos e turmas para entender a necessidade de cada comunidade escolar.

Mesmo com a portaria do Estado, a Prefeitura de Blumenau garante que as famílias que optarem por não mandar os alunos para a escola não serão prejudicadas. As atividades não presenciais continuarão ocorrendo na plataforma Google Sala de Aula e a avaliação dos estudantes, bem como a validação anual, serão feitas com base nos trabalhos realizados na plataforma.

Instituições de ensino privadas

O Município dará autonomia para que as instituições privadas definam a melhor forma de retorno das aulas de acordo com as necessidades de cada instituição e sua comunidade escolar. Mesmo assim, as escolas da rede privada terão de elaborar o plano de contingência de cada unidade, que será avaliado pelo Comitê Municipal.

 

Comentários