Bem vindos (as) ao NW Blumenau    |

  • DonCorleone em Blumenau
  • don corleone
SEGURANÇA ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Novembro Azul terá ação no Parque Ramiro em prol da saúde do homem

O mês de novembro é dedicado aos cuidados com a saúde do homem e para estimular a prevenção e o cuidado, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), por meio da Política Municipal da Saúde do Homem, irá promover um evento voltado ao público masculino. As atividades gratuitas, como testes de saúde, aferições, orientações em saúde e nutrição serão oferecidas no próximo sábado, dia 9, no Parque Ramiro Ruediger, das 8h às 13h.

Foto: Marcelo Martins

Para que toda a família possa estar integrada neste dia e nos cuidados com a saúde, também estarão à disposição atividades do programa de Iniciação Esportiva da Secretaria do Esporte. São atividades que pais e filhos podem aproveitar juntos e que estimulam o bem estar e a prática da atividade física, como xadrez gigante, minivôlei, minitênis, minibasquete, times de golzinho e badminton.

Além das atividades deste sábado no Parque Ramiro, algumas unidades de saúde estarão abertas neste dia, com oferta de atividades como consultas masculinas (de enfermagem, médica e odontológica), aferição de PA, testes de glicemia, testes rápidos, além de orientações sobre temas em saúde. Em outras unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) as ações de prevenção serão realizadas no decorrer do mês, de acordo com a programação de cada uma.

O movimento Novembro Azul nasceu para a conscientização em relação ao câncer de próstata, mas atualmente tem foco na saúde global do público masculino e relação direta com as doenças que mais atingem os homens. De acordo com Talira Schütz dos Santos, coordenadora da Política da Saúde do Homem em Blumenau, a prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata é importante, mas não a principal causa de morte entre este público. “Doenças circulatórias, cardiovasculares e eventos externos, como acidentes de trânsito e violência, lideram causas de óbito dos homens. Nossa proposta é uma abordagem mais global para uma prevenção mais efetiva”, avalia.

Por: Marília Prado

Comentários