Bem vindos (as) ao NW Blumenau    |

  • DonCorleone em Blumenau
  • don corleone
POLÍTICA ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ministério da Economia aumenta para 2,40% previsão de alta do PIB em 2020

O Ministério da Economia aumentou a projeção para o crescimento econômico do Brasil para 2019 e 2020. De acordo com o Boletim Macrofiscal, da Secretaria de Política Econômica (SPE), divulgado nesta terça-feira (14), a estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) de 2019 foi revisada de 0,90% para 1,12%. Para 2020, a previsão é que o Produto Interno Bruto (PIB) tenha expansão de 2,40%, ante a previsão de 2,32%.

Foto: Agência Brasília

Como os indicadores de atividade têm apresentado resultados acima da expectativa de mercado, especialmente nos setores de serviços, comércio e construção civil, houve revisões para cima das projeções para o crescimento econômico. Em termos nominais, espera-se que o PIB, em 2019, tenha superado a marca dos R$ 7 trilhões e, para este ano, alcance o valor de R$ 7,7 trilhões.

“No segundo semestre de 2019, a economia brasileira apresentou sinais mais fortes de recuperação do ritmo de crescimento da atividade. Houve aumento do emprego e da renda, com consequente redução da taxa de desocupação. A inflação manteve-se controlada, a despeito dos choques recentes, e os juros chegaram em seus menores patamares históricos. Com a melhora do desempenho macroeconômico, houve melhora das expectativas em relação à economia brasileira, que se traduziu em queda do risco-país e aumento da confiança de empresários e consumidores”, diz o boletim.

Ainda de acordo com o boletim, a liberação de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) também foi fundamental para estimular a economia.

Comentários