Bem vindos (as) ao NW Blumenau    |

  • DonCorleone em Blumenau
  • don corleone
POLÍTICA ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fiesc reúne empresários para falar sobre comércio exterior em Blumenau

O encontro faz parte do Programa de Internacionalização da Indústria de Santa Catarina, lançado pela FIESC em dezembro de 2018, com o objetivo de tornar as indústrias mais competitivas. O objetivo principal do encontro foi mostrar como pequenas e médias empresas podem ingressar no comércio internacional.

A presidente da câmara setorial da Fiesc, Maria Teresa Bustamante, iniciou o encotro mostrando um vídeo e fazendo uma análise. “A falta de internacionalizaão torna-se um inimigo implacável da competitividade e crescimento da organização empresarial”, explica.

Na sequência, Maria explicou alguns tópicos como: o que não é internacionalizar, obstáculos à internacionalização e o que é internacionalização.

As indústrias participantes realizaram um diagnóstico onde avaliaram o grau de maturidade em que se encontram em relação à internacionalização. A partir deste diagnóstico, será possível estabelecer um plano de ação para apoiar a implementação de estratégias na área.

Atualmente, 2,5 mil empresas catarinenses exportam, sendo que 1,4 mil delas são micro e pequenas. Estas, entretanto, respondem por apenas 2,5% do total (dados de 2018).

Por: Letiele R. Paycorich

Comentários