Bem vindos (as) ao NW Blumenau    |

  • DonCorleone em Blumenau
  • don corleone
ENTRETENIMENTO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fenatib receberá prêmio no Rio de Janeiro

Depois de receber em dezembro homenagem da Academia Catarinense de Letras e Artes do Estado, o Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens de Blumenau (Fenatib) volta a ser destaque no dia 25 de março, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude (CBTIJ/ASSITEJ Brasil), fará a cerimônia de entrega dos troféus relativos ao Prêmio CBTIJ de Teatro para Crianças e Jovens, e o evento blumenauense estará entre os homenageados.

Foto: Sérgio Antonello

O Fenatib é um evento organizado pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) em parceria com o Instituto de Artes Integradas (Inarti). Na entrega do prêmio, a cidade estará representada pelo secretário de Cultura Rodrigo Ramos e pela professora Maria Teresinha Heimann, presidente do Inarti.

A distinção é destinada a pessoas ou entidades que se destacam no cenário nacional pelo estímulo à reflexão e à qualificação do teatro infanto-juvenil. O Fenatib é o mais importante festival de teatro do Estado e um dos maiores do país voltado especialmente para os públicos crianças e jovens.

O festival é promovido há 23 anos ininterruptos graças à parceria entre a SMC e o instituto, reunindo grupos dos mais diversos pontos do país. O evento procura mostrar, não apenas ao público infantil, mas também aos pais e professores, as mais variadas técnicas teatrais. A iniciativa expõe a rica gama cultural do Brasil e suas peculiaridades regionais.

Busca de apoio
Neste ano, a programação está prevista para começar no dia 15 de maio. Mais de 70 grupos de várias regiões do país encaminharam propostas para participar desta edição do evento. A avaliação dos trabalhos encaminhados começa na próxima semana para posterior divulgação dos selecionados.

O Fenatib conta com apoio institucional de empresas, entidades, voluntários do próprio instituto e da Secretaria de Cultura, mas a grande parte é fruto de recursos obtidos com a Lei Nacional de Incentivo à Cultura. Para que a edição aconteça nesse ano dentro das expectativas, a comissão ainda está buscando recursos para organizar o evento. Como vem se aproximando o período da declaração do Imposto de Renda (IR), a SMC aproveita para convidar a comunidade e empresários a se juntar nessa causa, doando recursos em favor do projeto. As informações de como participar como patrocinador podem ser obtidas diretamente na Secretaria Municipal de Cultura, na Rua XV de Novembro, 161, Centro.

Por: Sérgio Antonello 

Comentários