Bem vindos (as) ao NW Blumenau    |

  • DonCorleone em Blumenau
  • don corleone
SEGURANÇA ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Esforço e capacitação garantem serviços de transplantes de órgãos

A Comissão Hospitalar de Transplantes, CHT, do Hospital Santa Isabel, possui capacitação para abordagem familiar quando algum paciente vem à óbito por morte cerebral e existe a possibilidade de captação dos órgãos. Todos os enfermeiros da CHT fazem o Curso de Más Notícias, que é disponibilizado pela SC Transplantes. Os enfermeiros buscam conhecimento e desenvolvimento contínuo, com objetivo de aprimorar seu trabalho e realizar um melhor acolhimento para estas famílias que perdem seu ente querido.

Foto: Gabriel Silva

O trabalho de transplantes de órgãos envolve a SC Transplantes, motoristas, pilotos, além da equipe de saúde que realiza o procedimento cirúrgico. Em 2018, até o mês de agosto, foram realizados 67 transplantes de rim e 46 de fígado. Desde 1980 até agosto, foram 1582 transplantes de rim.

No dia 27 de setembro comemora-se o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. Durante o mês, conhecido como Setembro Verde, ações são realizadas para lembrar a importância da doação de órgãos. O Hospital Santa Isabel prepara atividades para lembrar este dia e a importância deste ato. Divulgaremos mais informações em breve.

 Histórico de conquistas

Em 2007, a equipe multidisciplinar do Hospital Santa Isabel foi homenageada no Congresso Brasileiro de Transplantes por ter iniciado os serviços de fígado, coração e pâncreas-rim simultâneo em Santa Catarina. Em 2010, o HSI recebeu o Troféu Rui Braga, entregue pela Central de Transplantes de Santa Catarina, por ter sido o segundo principal hospital de transplantes de fígado do Brasil.

Em 2011, o trabalho de reabilitação com pacientes do Hospital Santa Isabel que fizeram transplante de fígado foi apresentado no 16º World Confederation for Physical Therapy (Confederação Mundial de Fisioterapia), em Amsterdã, na Holanda. No mesmo ano, o HSI realizou 96% dos transplantes de fígado em Santa Catarina.

Em 2015, o HSI comemorou a realização do milésimo transplante renal. Em 2016, alcançou a marca histórica do milésimo transplante hepático, sendo o hospital que realizou o maior número de transplantes de fígado em 2016 – superando hospitais renomados do Brasil. Em 2017, foi eleito o melhor Hospital Transplantador de Santa Catarina. Em 2018, ficou entre os cinco hospitais que obtiveram os melhores resultados na doação de órgãos em Santa Catarina e, em 2019 até o mês de julho, HSI foi o hospital com maior número de doadores de múltiplos órgãos e de córneas do estado.

Por: Gabriel Silva

Comentários