Bem vindos (as) ao NW Blumenau    |

  • DonCorleone em Blumenau
  • don corleone
EDUCAÇÃO

EBM Conselheiro Mafra promove feira de empreendedorismo neste sábado

Os estudantes da Escola Básica Municipal (EBM) Conselheiro Mafra terão a oportunidade de mostrar neste sábado, dia 28, tudo o que aprenderam durante o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). O evento ocorre das 9h às 16h na própria unidade, situada na rua Franz Müller, 2113, no bairro Velha Grande.
A comunidade encontrará no local diversos produtos produzidos pelos alunos do 1º ao 9º ano durante o semestre, com valores que variam entre R$ 0,50 e R$ 15,00. Quem visitar a feira poderá saborear alimentos com temperos naturais, docinhos e outras delícias feitas pelos estudantes. Além disso, haverá produtos natalinos produzidos a partir de materiais recicláveis, artesanato em geral como, por exemplo, peso de porta, vasos de flores e porta lápis. O dinheiro arrecadado será utilizado pelos alunos, que escolherão o destino com a orientação dos professores. As turmas de nono ano, por exemplo, reverterão os valores para a festa de formatura.
O diretor da unidade, Ramides Pessatti, relata que o projeto trouxe muitos pontos positivos para a escola. “Nossos alunos aprenderam a trabalhar mais em conjunto, puderam conhecer suas aptidões e foram apresentados aos princípios do empreendedorismo. Foi muito bacana ver os estudantes participando efetivamente do processo de ensino-aprendizagem”, enfatiza.
Ele ressalta que durante o semestre os pais de alunos das turmas de segundos e sétimos anos participaram do projeto. “No sétimo ano, uma mãe ministrou oficinas de artesanato, ensinando a fazer peças como o Olho de Deus. Já no segundo ano, pais e mães ensinaram aos pequenos algumas receitas culinárias, como bolinho de polvilho e pão de cenoura”, finaliza.
O programa
A escola Conselheiro Mafra foi uma das contempladas com o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos realizado pelo Sebrae, a partir de um constante trabalho de busca por uma educação de excelência realizado pela Prefeitura de Blumenau. A Secretaria de Educação inscreveu duas unidades escolares no edital aberto pelo Sebrae, informando dados gerais de cada escola, como número de alunos e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
Desde o início do segundo semestre, os estudantes da EBM Conselheiro Mafra tiveram aulas com o objetivo de desenvolver competências relacionadas a questões como cultura de cooperação, de inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania. Os conteúdos foram trabalhados pelos professores de forma interdisciplinar, seguindo o que prevê as Diretrizes Curriculares Municipais. 
Via PMB 

Comentários