Bem vindos (as) ao NW Blumenau    |

  • DonCorleone em Blumenau
  • don corleone
SEGURANÇA ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Começou 2ª etapa da campanha de vacinação contra o sarampo

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo começa nesta segunda-feira, dia 18, e segue até o dia 30 de novembro, sábado, quando será realizado o dia D de vacinação. Esta etapa é destinada a adultos entre 20 e 29 anos, que não tenham tomado, não lembrem ou não tenham mais a carteira de vacinação para confirmar a imunização.

Foto: Marcelo Martins

Nesta etapa da campanha, Blumenau não recebeu do Ministério da Saúde uma meta, mas no Estado estima-se que 420 mil jovens devam ser vacinados. A Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) tem em estoque cerca de duas mil doses da vacina contra o sarampo e a expectativa é de que ao longo da semana novas doses sejam recebidas.

O município não tem casos de sarampo confirmados este ano, e o último registro de caso adquirido no município foi em 1997. Em Santa Catarina já são 94 casos importados de sarampo, de acordo com o último boletim epidemiológico da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC), sendo 41 destes entre o público alvo da campanha.

Os principais sintomas do sarampo são febre, tosse, coriza, aparecimento de manchas vermelhas no corpo e olhos avermelhados. É uma doença viral, extremamente contagiosa: uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para, em média, 12 a 18 pessoas que nunca tenham sido expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado. A única forma de se prevenir é com a vacinação.

Primeira etapa da campanha
A primeira etapa da campanha para intensificar a vacinação contra o sarampo foi realizada de 7 a 25 de outubro, para crianças não vacinadas, maiores de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Ao longo da campanha foram vacinas em Blumenau 751 crianças entre 6 e 11 meses; 744 de 1 ano; 31 com 2 anos; 23 tinham 3 anos; e outras 14 com 4 anos, totalizando 1.563 crianças imunizadas.

As crianças e pessoas das demais faixas etárias, seguem podendo receber a vacina do sarampo o ano todo, nas salas de vacinação das unidades de saúde do município.

A vacinação de rotina para crianças deve ser feita da seguinte forma:

– bebês entre seis e 11 meses: dose zero
– crianças com um ano: dose um
– crianças com um ano e três meses: dose dois e última dose por toda a vida

Por: Marília Prado

Comentários