Bem vindos (as) ao NW Blumenau    |

ENTRETENIMENTO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ciclistas vão pedalar por pacientes de doença rara em Blumenau

Atletas e simpatizantes do ciclismo irão pedalar perdendo o fôlego por pacientes que têm dificuldade de respirar em Blumenau no próximo mês no “Pedal Hipertensão Pulmonar”.

Foto: Divulgação

A hipertensão pulmonar altera a pressão e dificulta passagem do sangue no pulmão e pode sobrecarregar o coração. Além da falta de ar, sintomas comuns são tontura e fadiga. A gravidade deles, em geral, está relacionada à progressão da doença e pode levar o paciente à dependência de oxigênio suplementar 24h por dia e até a óbito.

25 milhões de pessoas no mundo são atingidas. Mulheres têm 80% mais chance de desenvolver a doença mas existem pacientes de todas as idades, gêneros, etnias e classes. A doença pode ter causa ainda não identificada, ser genética ou ocorrer em decorrência de outras enfermidades como asma, insuficiência cardíaca, Doença Pulmonar Crônica Obstrutiva (DPOC), lúpus, hepatite avançada, HIV e embolia pulmonar.

A organização espera que mais de 200 pessoas participem do evento. Os ciclistas, além de doarem o fôlego e conscientizarem a população sobre a doença rara, apreciam a bela paisagem passando por pontos importantes da cidade como o Terminal da Fonte, Prefeitura e Ponte de Ferro.

Quem realiza a ação é ABRAF, Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas, através do grupo local de apoio a pacientes, em parceria com a academia Splash. O evento também participa da campanha de conscientização ambiental Junho Verde, promovida pela prefeitura de Blumenau com o apoio da Secretaria de Saúde da cidade. Apoiam ainda o hospital Dia do Pulmão e a Associação Blumenauense Pró-Ciclovias (ABC).

O pedal acontece no dia 09/06. A concentração começa às 9h30 na Rua Theodoro Holtrup, 112 – Vila Nova. A saída está prevista às 10h e a chegada às 11h30.

O evento é aberto para todo tipo de público. A participação é gratuita e não é preciso se inscrever antes, basta comparecer. As primeiras 50 pessoas que chegarem ainda ganham uma camiseta.

A ABRAF
A ABRAF, Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas, é uma entidade privada sem fins lucrativos e sem afiliação política ou religiosa, cujo objetivo é apoiar a comunidade afetada pela Hipertensão Pulmonar (HP) e pelas doenças que causam ou são consequência dela.
Desde 2006, realiza atividades com pacientes, profissionais da saúde, sociedade e poder público. Paula Menezes preside a organização, que foi fundada quando sua mãe, Maria Cristina, recebeu o diagnóstico da doença e sua família se viu desamparada e sem voz diante do governo para exigir o acesso ao tratamento. Maria Cristina faleceu menos de três anos depois mas Paula continuou com a luta.
De lá até então, a ABRAF recebeu prêmios internacionais de reconhecimento como o Tom Lantos Award, representa o Brasil na Sociedade Latina de Hipertensão Pulmonar e é parceira da PHAssociation dos Estados Unidos, contribuindo para o intercâmbio de informações e melhores práticas. Encontre a ABRAF em facebook.com/hipertensaopulmonar, como @hipertensaopulmonar no Instagram e no site www.respirareviver.org.br.

Por: Sthefanie Petti 

Comentários