Bem vindos (as) ao NW Blumenau    |

  • DonCorleone em Blumenau
  • don corleone
EDUCAÇÃO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Blumenau vai ganhar sistema de monitoramento de deslizamentos

A equipe do Centro Nacional de Monitoramente e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) chega a Blumenau nesta segunda-feira, dia 16, para iniciar os trabalhos de implantação do sistema de monitoramento de deslizamentos. Considerado o mais moderno do mundo na prevenção de desastres, é uma Estação Total Robotizada (ETR), que recebe informações de 100 prismas de reflexão e que serão implantados no Morro do Coripós, no bairro Escola Agrícola.
Blumenau será a única cidade do Estado a receber o sistema e está entre os nove municípios contemplados do país. Mauá (SP) e Santos (SP) já estão operando com a nova ETR. A implantação do sistema em Blumenau, especificamente no Morro do Coripós, faz parte do Projeto de Monitoramento dos Morros para Prevenção de Deslizamentos e integra parceria do Município com o Governo Federal, responsável pelo investimento.
De acordo com a Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci), a equipe, responsável pela implantação dos 100 prismas de reflexão, ficará em Blumenau por um período de 15 dias. A proposta é fazer um breve reconhecimento da região no dia 16 para iniciar os trabalhos. A ETR, que vai emitir os sinais para os prismas, será instalada na sede da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR).
ETR
As ETRs são aparelhos com sensores que emitem sinais os quais são refletidos em prismas instalados ao longo da encosta monitorada. Com isso, será possível detectar indícios de pequenas movimentações dos morros. As estações cobrem um horizonte de 360 graus a partir de um ponto central. Por isso, são instaladas em locais seguros, com visibilidade e ampla cobertura. O alcance é de até 2,5 km.

Comentários