Bem vindos (as) ao NW Blumenau    |

  • DonCorleone em Blumenau
  • don corleone
MERCADO FINANCEIRO ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Artigo: vamos falar de Spread?

Spread é uma dúvida ainda comum entre os profissionais do mercado, e esta semana vou falar um pouco sobre este tema.

Spread faz parte da precificação da taxa da moeda. É a diferença que entre a taxa interbancária e a taxa cobrada pelas instituições financeiras, ou seja, dólar comercial ou turismo.

Por que o preço do dólar comercial/financeiro é tão mais barato que o dólar turismo? O câmbio comercial/financeiro é feito através de transferência eletrônica, ou seja, não ocorre a movimentação da espécie. Já o câmbio turismo, há movimentação de espécie, neste caso precisam ser calculados os custos logísticos, espaço de armazenamento, custo de fabricação da espécie, entre outros custos que cada instituição possui de uma para outra. 

Para uma comparação simples, se a gente for pegar a taxa do dólar na data de hoje, 09/09/2019, a comercial / financeira está R$ 4,0945 e o turismo em espécie está 4,29. Entenderam a diferença?

Falando em câmbio comercial / financeiro, qual a diferença entre eles?

Câmbio comercial se refere a envio ou recebimento de remessas internacionais que possuem algum tipo de produto palpável indo ou vindo, ou seja, importação ou exportação. 

Câmbio Financeiro, é o tipo de transação de pagamento ou recebimento de algum serviço, por exemplo: importação de softwares, comissões, pagamento de hospedagem, cursos, investimentos, entre outras inúmeras possibilidades.

Rapidamente um raio X da semana, hoje, 09/09/2019, dólar fechou em 4,0945, IBOVESPA fechou em alta de 0,26% com 103.732 pontos. 

Fatores que vão influenciar o mercado nesta semana: 

Hoje, a China divulga preços ao produtor e ao consumidor; 

Terça, 10/09, EUA divulga relatório Jolts, que se referem as vagas de trabalho disponíveis nos EUA;

dia 12/09, tem reunião do Federal Reserve, para discutir a taxa de juros e tudo indica que vai cair um pouco, o que me leva a crer que a taxa do dólar também deve cair, vamos ficar de olho. Sexta – feira, é feriado na China, logo não ocorre liquidações nesta data.

Por: Naila J. Kroenke

Comentários