Especialista esclarece dúvidas sobre obrigatoriedade de vacinação para ingresso na rede municipal de ensino de Blumenau

A vacina é o meio mais eficaz para a defesa do organismo humano contra agentes infecciosos e bacterianos, minimizando a ocorrência de doenças e infecções graves e fatais para a população em geral. O acesso às vacinas já proporcionoua redução da incidência e a taxa de mortalidade de doenças imunopreveníveis e infecto-contagiosas, como tétano, difteria, sarampo, rubéola, caxumba, poliomielite, febre amarela, dentre outras.

(Foto: Divulgação)
De acordo com a Gerente de Enfermagem do Hospital Dia do Pulmão, Tatiana Lunelli, a vacinação é necessária desde o nascimento até a terceira idade. A atualização do calendário de vacinação evita que o indivíduo contraia tais doenças ou transmita para outras pessoas não imunizadas.

“A maioria das doenças que podem ser prevenidas pela vacinação são transmitidas pelo contato com objetos contaminados ou quando o doente espirra, tosse ou fala próximo a outras pessoas”, afirma Tatiana.

Para garantir a imunização e evitar surtos e reaparecimento de doenças já erradicadas, a Prefeitura Municipal de Blumenau torna obrigatória a vacinação em dia para todas as crianças matriculadas em creches e escolas públicas municipais da cidade.

A medida oficializada pelo prefeito Mário Hildebrandt na última terça-feira, dia 7, por meio de Decreto nº. 11.869, prevê que pais e responsáveis que desejarem efetuar a matrícula ou rematrícula escolar da criança nas unidades da rede municipal de ensino (EBMs e CEIs) devem apresentar a Carteira de Vacinação do estudante ou um atestado de regularidade da situação vacinal no ato da matrícula. O documento pode ser emitido pelo AG ou pela ESF de referência, comprovando que todas as doses da criança estão em dia.

Consulta de vacinas obrigatórias:

As vacinas chamadas de obrigatórias são aquelas previstas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) e que compõem os calendários básicos de vacinação para diferentes idades.

O Hospital Dia do Pulmão, localizado na Rua Engenheiro Paul Werner, 1141 - Itoupava Seca, Blumenau, dispõe de vacinas obrigatórias e complementares para crianças e adultos. Para consultar o calendário vacinal, basta acessar o site http://hospitaldopulmao.com.br/hp-vacinas e clicar na sessão "crianças e prematuros". Para conferir todas as vacinas disponíveis no hospital, acesse a página "Vacinas Online".

O Hospital Dia do Pulmão atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira, a introdução da fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.

Além de atendimento nas áreas de pneumologia, alergologia, otorrinolaringologia e cirurgia torácica, o Hospital do Pulmão conta com serviço de Pronto Atendimento, consultórios, exames e tratamentos. Outro diferencial é a sala de vacina, reconhecida e acreditada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), pela excelência dos profissionais, de suas instalações, de sua organização administrativa e funcional e obediência à legislação.

Por: Bruna Gabriela / Presse Comunicação 
Especialista esclarece dúvidas sobre obrigatoriedade de vacinação para ingresso na rede municipal de ensino de Blumenau Especialista esclarece dúvidas sobre obrigatoriedade de vacinação para ingresso na rede municipal de ensino de Blumenau Reviewed by Wellington Civiero Ferreira on agosto 17, 2018 Rating: 5

NW Blumenau No Twitter