"Reino do Garcia" receberá mais de 70 milhões em investimentos em mobilidade urbana

A região sul de Blumenau será contemplada em breve com um pacote de investimentos superior a 70 milhões, que visa oferecer melhores condições de mobilidade, ampliando a capacidade viária, tanto para uma melhor fluidez dos veículos, quanto para os deslocamentos de ciclistas e pedestres.

(Imagem: Divulgação / PMB)
De acordo com prefeito Mário Hildebrandt, este é um grande avanço do município, no sentido de melhorar a fluidez, o conforto e a mobilidade entre a região do bairro Garcia com o centro e região leste. “A região Sul da cidade concentra um volume enorme de moradores, comércios, entidades, fora os pontos turísticos e recantos naturais que atraem muitas pessoas. Em virtude deste alto número de deslocamentos que, sobrecarregam tanto a Rua Amazonas, quanto a Rua Hermann Huscher, estamos destinando um grande investimento para solucionar e criar alternativas para ajudar no escoamento da região”, considera.

O projeto Corredor Estrutural Sul apresenta um conjunto de obras no acesso, no entorno e no próprio bairro Garcia, visando melhorar o ir e vir da região, que hoje é restrito através da Rua Amazonas ou pela Rua Hermann Huscher.

Em sua totalidade, o projeto do Corredor Estrutural Sul prevê a construção de quatro pontes sobre o Ribeirão Garcia além da ponte Norte-Sul sobre o Rio Itajaí-Açu. O projeto contempla ainda a implantação de corredores de ônibus, ciclovias e passeios na Rua Amazonas e na Rua Hermann Huscher, além da criação de um sistema de retorno na Rua Mário Schmidt com a Rua Amazonas.

Orçada em R$ 38,9 milhões a Ponte Norte/Sul (Via Projetada 112), é a interligação com o Corredor Leste, seguindo da Rua Itajaí até a Rua Paraguay, no Bairro Ponta Aguda. O projeto prevê a implantação de corredor de ônibus, ciclofaixa e passeio.

Dentro deste pacote de obras da região Sul, tem-se os ditos projetos complementares com orçamento previsto pra sua implantação que superam os R$ 17 milhões, recursos estes, oriundos de uma emenda parlamentar do Senador Dalírio Beber.

Entre estas obras complementares a mais adiantada é a implantação de uma ponte denominada Via Projetada 111.  Este projeto proporcionará a ligação entre a Rua Maria Cavilha e Rua Soldado Moacir Pinheiro com a Rua Hermann Huscher, além de uma rotatória.

Outra obra que já está em processo licitatório é a implantação da ponte paralela a ponte Desembargador Pedro Silva, que prevê uma ligação importante entre a Rua XV de Novembro e a Avenida Presidente Castelo Branco, resultando em um enorme ganho em mobilidade naquela região.

Além destas, o pacote de obras da região Sul inclui a Via Projetada 124, que prevê a construção de uma ponte que ligará a Rua Anchieta as Ruas Esmeraldas e Paulo Scheidemantel no Bairro Garcia. Por fim, também está previsto a implantação de um sistema de retorno na Rua Mário Schmidt com a Rua Amazonas.

Obras do Corredor Sul
- Interligação Corredor Sul - Corredor Leste

1) A partir da Praça da Fonte Luminosa até a Ponta Aguda, com a implantação de corredor exclusivo de ônibus e ciclofaixa.
2) ligação entre as ruas Paraguay e Itajaí, com a implantação da via projetada 112 – Ponte Norte/Sul.
- Corredor Fonte – Garcia

1) Ligação do Terminal da Fonte até o Terminal do Garcia, com a readequação da Rua Amazonas, melhoria nos passeios, alargamento da Rua Hermann Huscher e implantação da via projetada 62 (Prolongamento da Rua Vidal Ramos) e de corredor de ônibus.
2) Entre Fonte e Rua Gertrud Metzger (via Rua Amazonas e Rua Hermann Huscher/Alameda Rio Branco), com melhorias nas ciclovias.

- Obras complementares

1) Ligação entre Rua 15 de Novembro e Avenida Presidente Castelo Branco, com a implantação de ponte paralela à Ponte Desembargador Pedro Silva.
2) Ligação entre Rua Anchieta e Rua Esmeraldas/Rua Paulo Scheidemantel, com a implantação de ponte na via projetada 124.
3) Ligação entre Rua Maria Cavilha/Rua Soldado Moacir Pinheiro e Rua Hermann Huscher, com a implantação de ponte na via projetada 111 e rotatória na Rua Hermann Huscher
4) Rua Mario Schmidt/Rua Amazonas, com sistema de retorno.

Texto: Fernando Gonzaga | Via: PMB
"Reino do Garcia" receberá mais de 70 milhões em investimentos em mobilidade urbana "Reino do Garcia" receberá mais de 70 milhões em investimentos em mobilidade urbana Reviewed by Wellington Civiero Ferreira on 12 julho Rating: 5

NW Blumenau No Twitter