Unicesumar e seu novo modelo de ensino na Engenharia, Arquitetura, e Urbanismo contabiliza mais de 4 mil alunos

Estão abertas as matrículas para a terceira turma do mais novo modelo de ensino de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo do Brasil na Unicesumar, lançado em outubro de 2017. As primeiras turmas iniciaram no mês de março desse ano e já contabilizam mais de 4 mil alunos em todo o país.

(Foto: Divulgação)
Em Santa Catarina, o curso ganhou destaque porque une o melhor da educação a distância e o melhor da formação presencial. O novo modelo de ensino de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo é apontado por especialistas como uma das maiores inovações do ensino superior no país, foi desenvolvido ao longo dos últimos dois anos e nasceu da troca de experiências entre professores renomados da USP, ITA, IME (Instituto Militar de Engenharia), UFMG, e de outros países. Nos Estados Unidos (EUA) o método já é utilizado no MIT, Stanford, Berkeley, Olin College, Purdue, Illinois/Urbana, Iowa State University e Northeastern University, e nos Institutos Indianos de Tecnologia, na Índia, que estão muito avançados nessa área.

Adriano Albano, gestor dos polos em Gaspar, Blumenau, Indaial e Jaraguá do Sul, explica que o curso é o futuro do ensino superior, diferente do que é oferecido até hoje no país. “A metodologia criada é a grande aposta para a profissão. Somente em Blumenau, já temos duas turmas, com 80 alunos, são as primeiras desde o lançamento do curso. Agora estamos com as matrículas abertas para a terceira turma com as aulas marcadas para iniciar em julho. Se a procura aumentar pode haver a abertura de uma 4ª turma, para o segundo semestre”, conta Albano.

A experiência vivida pelos novos alunos demonstra que a instituição está no caminho certo. Adirson Drews é aluno de Engenharia Mecânica no novo método de ensino na Unicesumar. “Tenho formação como Tecnólogo Mecânico e também já cursei Engenharia de Produção, ambos no ensino presencial, sendo que o último não conclui por dois motivos: o custo elevado e o tempo. Fiquei interessado por esse novo modelo justamente porque permite flexibilidade nos horários de estudo. Mesmo quando estou em viagem por causa do meu trabalho, consigo realizar diversas atividades on-line e me organizar para os encontros presenciais. Essa formação é essencial para minha carreira”.

 A nova escola de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo do Brasil conta com uma metodologia inovadora que oferece qualidade de ensino, tecnologia educacional de ponta, garantia de aprendizagem, material didático próprio e estrutura física nos polos escolhidos, com salas de aulas modernas e laboratórios físicos e virtuais, recursos em realidade aumentada e práticas programadas.

Aluna do curso de Engenharia Civil da Unicesumar, Natália Gust, sempre estudou no modelo de ensino presencial. “Fazia curso em outra cidade e a logística entre horários e deslocamento era muito complicada. Quando fiquei sabendo do híbrido me interessei bastante e fiz a matrícula. Estou adorando o curso, o conteúdo em ambiente virtual é atualizado, dinâmico e muito organizado. Todo o material didático é impressionante. As aulas presenciais nos estimulam a colocar em prática o que aprendemos de conteúdo no virtual".

Recentemente, a Unicesumar conquistou o prêmio mundial de melhor instituição em relacionamento com o aluno, o Campus Insight de Visão e Inovação 2018, promovido pelo Campus Management, concorrendo com 1.100 instituições de 31 países.  A história de Joseane Lukrafka, estudante do curso de Engenharia Elétrica, demonstra este cuidado da instituição com cada aluno. “Sempre sonhei em fazer o curso de engenharia elétrica, mas o sistema presencial e o valor eram alguns dos obstáculos que me impediam de realizar a matrícula. Logo que fiquei sabendo sobre o novo modelo de ensino me matriculei. No início tive dificuldades financeiras, pensei em trancar a matrícula e até duvidei se conseguiria acompanhar a turma. Meu coordenador de curso me deu o apoio necessário para não desistir”.

A Unicesumar está entre as 10 maiores instituições de ensino privadas do país. Obteve nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) pelo sétimo ano consecutivo, em uma escala de avaliação de 1 a 5. No ranking dos 149 melhores centros universitários públicos e privados do Brasil, a Unicesumar está na 7ª posição.

Os cursos disponíveis são Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Arquitetura e Urbanismo, todos com cinco anos de formação. O ano letivo é dividido em quatro módulos, com duração de dez semanas cada e duas disciplinas por módulo.

Texto: Silvia Regina Machado | Via: New Age Comunicação


Unicesumar e seu novo modelo de ensino na Engenharia, Arquitetura, e Urbanismo contabiliza mais de 4 mil alunos Unicesumar e seu novo modelo de ensino na Engenharia, Arquitetura, e Urbanismo contabiliza mais de 4 mil alunos Reviewed by williamxd gamerbr on 12 junho Rating: 5

NW Blumenau No Twitter