Produção industrial avança em 13 localidades em abril, aponta IBGE

Diante do crescimento de 8,9% na produção industrial em abril, o setor registrou alta em 13 dos 15 locais analisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com crescimento em 24 dos 26 segmentos. Foram considerados na pesquisa 14 estados mais a região Nordeste separadamente.

(Foto: Divulgação / Portal Brasil)
De acordo com levantamento do órgão, São Paulo (+14,8%), Santa Catarina (+14,6%), Mato Grosso (14,4%), Amazonas (+13,2%) e Paraná (12,8%) foram os locais que mais registraram crescimento no mês passado.

Segundo o IBGE, esse desempenho pode ser explicado pelo aumento na produção de veículos, alimentos, máquinas e equipamentos, entre outros. Os únicos dois estados que observaram uma queda no setor industrial foram Espírito Santo e Pará, com retrações de 2,1% e 0,7%, respectivamente. Nesses locais, pesou o desempenho negativo na produção de produtos minerais e metalúrgicos.

Recuperação 
Os números da indústria nacional têm gerado otimismo no setor diante do crescimento da economia e após uma dura recessão nos últimos anos. Em 2017, a produção industrial fechou com crescimento de 2,5%, quebrando um período de três anos seguidos de retração. Para 2018, as estimativas dos especialistas apontam para um avanço ainda mais forte: 3,8%. No acumulado de janeiro a abril, a alta já foi de 4,5%.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do IBGE e Banco Central
Produção industrial avança em 13 localidades em abril, aponta IBGE Produção industrial avança em 13 localidades em abril, aponta IBGE Reviewed by Wellington Civiero Ferreira on junho 11, 2018 Rating: 5

NW Blumenau No Twitter