Festitália chega à 25ª edição em Blumenau

25 anos de história e um resgate da cultura e dos costumes do povo italiano. Esta é a Festitália, que acontece de 13 a 22 de julho, e traz um verdadeiro festival gastronômico e cultural, com atrações típicas e apresentações de grupos folclóricos, cantores e conjuntos musicais, além da oportunidade de harmonização de bons vinhos. O evento, que ocorre no Parque Vila Germânica, ganha o apoio, pelo segundo ano consecutivo, da Havan, a loja de departamentos mais completa do Brasil, presente em Blumenau por meio das quatro lojas instaladas no município.

(Foto: Divulgação / Havan)
Para o lançamento da festa, Luciano Hang, diretor-presidente da Havan, e Udolino Campestrini, do Lira Circolo Italiano organizaram a apresentação da Festitália para esta quinta-feira (14), na loja da Havan Castelo. Na ocasião foi oferecido um coquetel para os convidados, em que o Lira Circolo Italiano pode apresentar algumas atrações da festa, além de mostrar a alegria dos italianos. Imprensa, autoridades e convidados puderam provar da gastronomia, e se emocionar com as tradições da Festitália.

Para Udolino Campestrini, um dos idealizadores do evento, o apoio da Havan à Festitália é importantíssimo. “Sem a Havan nós não conseguiríamos realizar a festa.”

O diretor-presidente da Havan, Luciano Hang, diz que “A Havan fica muito feliz em estar presente na 25ª edição da Festitália, que comemora bodas de prata em 2018, pois resgata a tradição italiana e representa muito bem as festas típicas da cidade. É uma honra para nós podermos patrocinar a Festitália, pois valorizamos os eventos de Blumenau, ficando cada vez mais próximos dos nossos amigos e clientes.”

O apoio da Havan à festa ocorre por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (nº 8.313/1991), também chamada de Lei Rouanet, que está entre as mais consolidadas do País e tem o objetivo de incentivar a promoção cultural e o patrocínio a eventos e projetos na área.

Início da Festitália

O evento surgiu em 1994, fruto do ideal dos integrantes do Circolo Italiano di Blumenau em resgatar, manter e incentivar a cultura italiana e o amor pela Itália. A Festitália consolidou-se como uma festa de família e de encontro de amigos. Nas edições mais recentes, os organizadores buscaram oferecer espaços mais amplos ao público, além de consolidar a Festitália como um evento gastronômico, trazendo pratos típicos e vinhos de excelente procedência.

Texto: Elaine Cristina Malheiros / New Age Comunicação
Festitália chega à 25ª edição em Blumenau Festitália chega à 25ª edição em Blumenau Reviewed by Wellington Civiero Ferreira on 16 junho Rating: 5

NW Blumenau No Twitter