Secretários de Estado e comandante-geral da PM acompanham simulado de desastres naturais em Blumenau

Na manhã desta quinta, 17, o secretário da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, o secretário de Saúde, Acélio Casagrande e o comandante-geral da Polícia Militar, Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, participaram das ações do último dia de simulados da Defesa Civil em Blumenau. Às margens do rio Itajaí-Açú, o Exército Brasileiro, em trabalho conjunto com os Bombeiros, Samu e Polícia Militar, realizaram o simulado de resgate de indivíduos em situação de alagamento em uma residência. Primeiramente três helicópteros foram utilizados (Bombeiros, Polícia Militar e Exército) e depois foi feito esgate com embarcações. O secretário executivo da ADR Blumenau, Miguel Angelo Soar, também acompanhou as ações.

(Foto: Wellington Civiero Ferreira / NW Blumenau)
 O secretário da Defesa Civil avaliou como positiva as ações de simulados que ocorreram no Vale do Itajaí. “O que realizamos nestes três dias foram situações das mais variadas que podem acontecer em caso de desastres naturais. Nosso objetivo é ter equipes treinadas para que no momento dos acontecimentos, todos estejam aptos para as ações necessárias. ”

 Para o secretário executivo da ADR Blumenau, o simulado mostrou a importância que o Governo do Estado trata as questões de calamidade. “ A partir do que acompanhamos aqui hoje, podemos estar seguros que, em caso de algum evento climático, a população estará bem servida e segura de ações que ajudem em momentos de dificuldades”, destacou.

Foram mais de mil pessoas envolvidas de diversos órgãos municipais, estaduais e federais, nas ações que ocorrem nos municípios de Blumenau, Gaspar, Pomerode e Itajaí, entre os dias 15 e 17.

Durante os exercícios realizados foram colocados em atividade e testados na prática o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Santa Catarina (Cigerd) de Florianópolis. Os Cigerds de Blumenau e Itajaí também estiveram em atividade, fazendo a ligação entre os municípios e o Centro Integrado de Operações. É importante destacar que no Cigerd todos os órgãos públicos do Estado e federais estão representados. Ao unificar as ações o resultado é uma resposta mais rápida à população. Santa Catarina é o Estado que apresenta a maior variação climática do país, e é considerado referência em estrutura e política de proteção e defesa civil.
Secretários de Estado e comandante-geral da PM acompanham simulado de desastres naturais em Blumenau Secretários de Estado e comandante-geral da PM acompanham simulado de desastres naturais em Blumenau Reviewed by Wellington Civiero Ferreira on maio 18, 2018 Rating: 5

NW Blumenau No Twitter