Simpósio de Qualidade e Segurança encerra com sucesso

Sentimento de dever cumprido. Esse é o sentimento de toda a equipe do Hospital Santa Catarina de Blumenau ao encerrar o 1º Simpósio de Qualidade e Segurança do Paciente, que ocorreu ontem e hoje. Ao todo, foram 16 palestrantes que discorreram sobre diversos assuntos de interesse do segmento de saúde. Mas, mesmo sendo palestras que versaram sobre inovação em  saúde, o que ficou evidente é que tudo que se faça deve ser sempre pensando no cuidado centrado no paciente.

(Foto: Anderson Witthoft / Divulgação)
De acordo com o diretor-superintendente do Hospital Santa Catarina de Blumenau, Maciel Costa, a idéia é de manter um calendário de eventos desse porte. “Pelo retorno que o público está nos dando, percebemos o quanto é importante investir em atualização dos profissionais do segmento”, avalia.

A farmacêutica do Pronto-Atendimento da Unimed, em Blumenau, Paola Ribeiro Tavares, diz que o evento superou as suas expectativas. “Foi muito interessante participar, principalmente, porque eles deixaram bem claro como é necessário trabalhar com equipes multidisciplinares”, declara. Para ela, será muito bom se continuar ocorrendo eventos com essa qualidade na cidade. “Nem sempre temos disponibilidade para viajar para os grandes centros. É bom que o conhecimento venha até nós. Essa troca de experiências é muito válida”, diz.

Na opinião da nutricionista clínica do Hospital Santa Catarina, Joziane Naiara Thurow, foram dois dias muito produtivos. “Aprendi muito nesses dois dias de simpósio. Só tenho a elogiar a iniciativa de trazerem um evento desse porte para nossa região e também pela organização. Foi muito boa a integração entre palestrantes e participantes”, avalia.

Qualidade
Uma mesa redonda sobre a importância da acreditação nas instituições foi um dos pontos alto do Simpósio, nesta tarde de sexta-feira. A  Dra. Maria Manuela dos Santos, especialista em Acreditação, e a enfermeira, Camila Deister,representante da Organização Nacional de Acreditação (ONA), explicaram como funciona o processo e o porquê é tão importante a instituição ter esse selo de qualidade. “É necessário que as instituições invistam no processo de acreditação, como forma de melhorar a qualidade do atendimento”, declarou a Dra. Maria Manuela dos Santos. A enfermeira Camila aproveitou o momento para explicar como funciona o processo de acreditação da ONA. Atualmente, a ONA tem 657 instituições certificadas, sendo 293 hospitais. A maioria está no Sudeste. Isso significa que ainda há muito por fazer nas outras regiões.

Quase 300 profissionais, entre médicos, enfermeiros e gestores participaram do evento, um dos maiores do sul do Brasil no segmento. Entre os participantes havia profissionais de hospitais das principais cidades da região, bem como de outros Estados, a exemplo do Rio Grande do Sul,  de São Paulo e Paraná.

Texto: Liliani Bento | Via: New Age Comunicação
Simpósio de Qualidade e Segurança encerra com sucesso Simpósio de Qualidade e Segurança encerra com sucesso Reviewed by Wellington Civiero Ferreira on 13 abril Rating: 5

NW Blumenau No Twitter