Geislon Tiago Rodrigues faz sessão de autógrafos do livro "Bernard Scheidemantel", no dia 17 de abril, na Furb

História, litografia e arte. No dia 17 de abril, às 19h30min, Geislon Tiago Rodrigues faz sessão de autógrafos do recém-lançado livro Bernard Scheidemantel - A obra de um propagandista alemão na Colônia Blumenau, na Livraria Universitária da Furb, em Blumenau. O evento ocorre às 19h30min, com entrada gratuita e aberta ao público. Com texto de apresentação e coordenação editorial da jornalista Soila Freese, projeto gráfico e capa do designer Roberto Lanznaster e projeto e pesquisa de Geislon Tiago Rodrigues, o livro é um registro da vida e da obra do imigrante alemão Bernard Scheidemantel, precursor da história da propaganda em Blumenau e da fotografia na região do Vale do Itajaí. O livro, Bernard Scheidemantel - A obra de um propagandista alemão na Colônia Blumenau, é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau.


De abril a junho, deste ano, ocorrerá duas exposições com material histórico coletado durante a pesquisa do livro. De 10 de abril a 10 de maio, a mostra ocorre no Mausoléu Dr. Blumenau, e de 15 de maio a 15 de junho, no Centro Cultural da Vila Itoupava. As duas ações com entrada gratuita e aberta ao público. De terça a domingo, das 10h às 16h.

CARL BERNHARD SCHEIDEMANTEL
Nasceu em 3 de dezembro de 1834, em Braunsdorf, localidade próxima a Merseburg, Sachsen-Anhalt, Alemanha. Veio para o Brasil em 1859 e se instalou na Colônia Blumenau na companhia dos pais, Gottfried Scheidemantel e Johanna Rosine, e do irmão Ernst. Em 16 de fevereiro de 1862, casou-se com Agnes Müller. Scheidemantel era um exímio desenhista e bom tipógrafo. É considerado o precursor da fotografia na região do Vale do Itajaí, fazendo valiosos registros da colônia, suas atividades, pessoas e acontecimentos. Em 1883, fundou o jornal Der Immigrant, um dos mais importantes da Colônia Blumenau, que foi fechado em 6 de abril de 1891, pelo próprio Scheidemantel.

SERVIÇO
Sessão de autógrafos do livro Bernard Scheidemantel - A obra de um propagandista alemão na Colônia Blumenau, por Geislon Tiago Rodrigues
17 de abril, às 19h30min
Na Livraria Universitária da Furb, Bloco I, Campus 1 (R. Antônio da Veiga, 140 - Victor Konder, Blumenau/SC)
Valor do livro: R$ 29,90
Entrada gratuita e aberta à comunidade

EXPOSIÇÃO DOCUMENTAL
Mostra de material histórico do livro Bernard Scheidemantel
10 de abril a 10 de maio, no Mausoléu Dr. Blumenau (R. XV de Novembro, 161, Centro, Blumenau/SC)
15 de maio a 15 de junho, no Centro Cultural da Vila Itoupava (R. Doutor Pedro Zimmermann, 16230 - Itoupava Central, Blumenau/SC)
Entrada gratuita e aberta ao público, de terça a domingo, das 10h às 16h.

Texto: Nane Pereira | Via: Nane Pereira Comunicação e Arte
(Foto: Samuel de Oliveira / Divulgação)

Geislon Tiago Rodrigues faz sessão de autógrafos do livro "Bernard Scheidemantel", no dia 17 de abril, na Furb Geislon Tiago Rodrigues faz sessão de autógrafos do livro "Bernard Scheidemantel", no dia 17 de abril, na Furb Reviewed by Wellington Civiero Ferreira on 10 abril Rating: 5

NW Blumenau No Twitter