Falta de oportunidade ou preguiça? Internet oferece conhecimento gratuito que poucos aproveitam

De acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad C), divulgada no início desse ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui mais de 116 milhões de pessoas conectadas à internet. São 64,7% com acesso à web, oportunidade para acessar não só redes sociais, mas também conhecimento. “O cenário de preocupação com a falta de acesso à educação e à informação para todos está se desmanchando. Hoje a informação de todos os níveis de complexidade está disponível com preços acessíveis e, muitas vezes, gratuitamente”, destaca a coach da Effecta Coaching Janaina Manfredini.


Janaina frisa que a escola regular está cada vez mais obsoleta e as organizações de alto potencial de futuro valorizam cada vez mais atitude e valores. “Sabemos que boa parte do ensino ainda está se estruturando e que existem - ainda, infelizmente - muitas regiões sem acesso algum à internet e a este tipo de informação. O que é preocupante é que muita gente tem acesso a tanta coisa boa, mas desperdiça tempo com o que não acrescenta em nada.  Aí esperam que o governo, empresa ou familiares estimulem o conhecimento patrocinando treinamento. Portanto, o discurso da "falta de oportunidade" é, no mínimo, preguiça de procurar”, analisa a coach especialista em carreira.

Para quem prefere não esperar para evoluir, Janaina Manfredini lista alguns exemplos de sites com conteúdo gratuito ou com preços que cabem no bolso:

 1 – Para quem ainda não concluiu a formação de 1º e/ou 2º grau:

Temos a “Oferta Voluntária”, iniciativa em parceria com o Governo Federal. Mais detalhes:

http://portal.mec.gov.br/pronatec/oferta-voluntari

 2 – Diversas áreas com professores de alto gabarito:

O Veduca é bem conhecido e tem muitos, mas muitos, cursos bons. Os professores são ótimos e os temas excelentes.

https://veduca.org/

 3 - Museus para visitar virtual e gratuitamente:

Aos que acham que visitar Museus é perda de tempo ou coisa de só de gente que tem dinheiro, visite gratuita e virtualmente Museus! Tem do Brasil, Estados Unidos e muito mais.

http://www.arede.inf.br/80-dicas-de-museus-que-oferecem-vistas-virtuais-02/

 4 - Até Harvard, amigos:

Uma das maiores e mais conceituadas universidades do planeta, Harvard, oferece cursos gratuitos e on-line! E com certificado! Confira aqui:

https://canaldoensino.com.br/blog/harvard-oferece-20-cursos-online-gratuitos-com-certificado

 5 - Não precisa ir tão longe! Temos a USP:

A Universidade de São Paulo (USP), uma das mais conceituadas do nosso Brasil, também oferece vários cursos gratuitos. Tem de Gestão de Projetos, Ética e muitos outros! Veja aqui e aproveite:

http://www.alumni.usp.br/confira-27-cursos-da-usp-para-fazer-online-e-totalmente-de-graca/
Falta de oportunidade ou preguiça? Internet oferece conhecimento gratuito que poucos aproveitam Falta de oportunidade ou preguiça? Internet oferece conhecimento gratuito que poucos aproveitam Reviewed by Wellington Civiero Ferreira on 23 março Rating: 5

NW Blumenau No Twitter