Blumenau obtém recursos para obras de resposta das enxurradas

O prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, confirmou nesta quarta-feira, dia 31, a liberação de recursos do governo federal para as obras de resposta da enxurrada do último dia 16 de janeiro. O anúncio foi feito pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, durante uma reunião em Florianópolis. O valor total do repasse é de R$ 705.339,51.

(Foto: Wellington Civiero / NW Blumenau)
A verba vem para complementar os trabalhos emergenciais já realizados pelo município, como retirada de entulhos, desobstrução de vias e tubulações e limpeza de ruas e ribeirões. “Estamos ainda batalhando para que as pessoas atingidas pela enxurrada possam ter o FGTS liberado”, disse o prefeito.

A próxima etapa agora é buscar recursos para obras de reconstrução. A estimativa é de um prejuízo público na ordem de R$ 13 milhões. Algumas escolas, postos de saúde, o Samae e estradas, por exemplo, tiveram danos provocados pelo temporal. “Esse plano será entregue em Brasília para que possamos buscar os recursos necessários. Esperamos que, com a mesma agilidade em que foram liberados os recursos para Florianópolis, que possam, com justiça e proporcionalidade, disponibilizar também para Blumenau”, afirmou Bernardes.

Duas técnicas da Defesa Civil Nacional estiveram em Blumenau auxiliando nas inspeções das regiões afetadas, entre elas a Rua Araranguá, no bairro Garcia, e devem ajudar na elaboração do Plano de Trabalho que deve ser finalizado nesta semana.
Blumenau obtém recursos para obras de resposta das enxurradas Blumenau obtém recursos para obras de resposta das enxurradas Reviewed by Wellington Civiero Ferreira on 01 fevereiro Rating: 5

NW Blumenau No Twitter