Gaspar: Prefeito de assina decreto de situação de emergência

O prefeito Kleber Wan-Dall assinou na tarde desta sexta-feira (19/01), o decreto de situação de emergência no município, em função da intensa chuva de terça-feira, dia 16. O ato foi realizado no auditório do Ditran, no primeiro andar da prefeitura e reuniu os secretários municipais, autoridades e imprensa.
(Foto: Divulgação / Prefeitura de Gaspar)
A medida foi tomada devido ao grande prejuízo provocado pelo temporal que atingiu a cidade na terça-feira (16). A situação de emergência é instaurada para acelerar os trabalhos de manutenção de vias públicas, além de permitir buscar recursos financeiros para a cidade.

De acordo com o levantamento realizado e coordenado pela Defesa Civil, o município contabiliza mais de R$ 2 milhões em prejuízos. Dos 21 bairros do município, 13 foram atingidos. Cerca de 23 mil pessoas foram afetadas de alguma forma pelo temporal, 88 ruas e 248 residências foram atingidas por alagamento, o que resultou em aproximadamente 1 mil pessoas atingidas diretamente. Três famílias (13 pessoas) ficaram desabrigadas e foram recebidas no abrigo municipal ativado na noite de terça-feira, aproximadamente 200 pessoas ficaram desalojadas. Dos 108 voluntários cadastrados junto ao órgão, vinte tiveram participação fundamental no trabalho de resposta no atendimento das ocorrências, ativação do abrigo e plantão na central de atendimento.

O prefeito ressaltou que o município continua trabalhando na recuperação de vias e espaços públicos, bem como dando o suporte necessário aos atingidos. “Os esforços estão concentrados na limpeza e desobstrução dos bueiros e valas, e na recuperação das estradas e ruas.”, completa.

Nas próximas duas semanas a Defesa Civil vai se dedicar na elaboração dos relatórios, laudos e demais documentos necessários para a homologação do decreto de Situação de Emergência junto a Secretaria de Estado da Defesa Civil e reconhecimento pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Somente depois desta fase será possível buscar benefícios financeiros para o município, tais como a liberação do FGTS para a população.

O plantão da Defesa Civil foi encerrado nesta sexta-feira (19), portanto o fone 199 deve ser utilizado somente em situações de emergência.

Informações: Prefeitura de Gaspar 
Gaspar: Prefeito de assina decreto de situação de emergência Gaspar: Prefeito de assina decreto de situação de emergência Reviewed by williamxd gamerbr on 20 janeiro Rating: 5

NW Blumenau No Twitter