Detalhe Teatro retorna as atividades e oficinas culturais em Gaspar no dia 2 de fevereiro

Arte como instrumento de transformação. A partir de fevereiro, o grupo Detalhe Teatro retorna às atividades e com a segunda etapa do projeto Arte para Infância e Adolescência: Instrumento de Transformação e Construção de Cidadania, em Gaspar, Santa Catarina. O projeto oferece oficinas de arte com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento individual e social do público infanto-juvenil em situação de vulnerabilidade social, atendido pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV). No dia 2 de fevereiro, ocorre a formação para os profissionais e técnicos envolvidos com o projeto, com a temática “Jogos e Dinâmicas para o Trabalho em Grupo”, com duração de oito horas e realizada pelos integrantes do Detalhe Teatro, no Teatro do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Zilda Arns. E a partir do dia 5, inicia o novo ciclo de oficinas para o público infanto-juvenil (artesanato, dança, musicalização, teatro e teatro de bonecos), que segue até maio de 2018, com mostra dos resultados finais.

(Foto: Natele Petersen)
Cerca de 350 crianças e adolescentes (de 07 a 16 anos) do SCFV já estão sendo beneficiados com as oficinas, que ocorrem no CRAS Casa da Família, CRAS Zilda Arns, CRAS Silvio Schramm, no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Maria Hendricks, e no Bairro Bateas, com turmas nos períodos matutino e vespertino (15 alunos por turma). As inscrições para as oficinas estão abertas e para participar a comunidade de Gaspar deve procurar os CRAS ou a Secretaria de Assistência Social do município.

Segundo o oficineiro de teatro, Jean Massanero, as ações do projeto estão diretamente relacionadas com três eixos norteadores aos direitos da criança e do adolescente: a do direito à Convivência Familiar e Comunitária, pois todas as oficinas promovem a prática e a necessidade da convivência e da grupalidade; do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer, sendo que o projeto visa colaborar com a inserção da prática artística nos processos de formação, educação e desenvolvimento, o que também é garantir o direito à cultura; e do Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho. “Todas as oficinas têm a capacidade de promover a profissionalização, pois há a experimentação da prática artística considerando a real possibilidade do participante, futuramente, em ser um artista profissional”, explica.

O projeto Arte para Infância e Adolescência: Instrumento de Transformação e Construção de Cidadania é aprovado pelo edital de chamamento público 02/2017 - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Gaspar e patrocinado pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA).

DETALHE TEATRO
Com 15 anos de existência, o Detalhe Teatro é uma associação de produção artística que surgiu em 2002, em Santa Catarina. Desde 2006 desenvolve oficinas de teatro, teatro de bonecos e musicalização junto a crianças e a adolescentes, nas cidades de Gaspar, Luiz Alves, Vitor Meireles e Witmarsum. Trabalha também com formação para professores, jovens e adultos em toda Santa Catarina. Acompanhe as notícias e as novidades pelo www.facebook.com/detalheteatro1 ou www.instagram.com/detalheteatro


OFICINAS DO PROJETO
ARTESANATO: promove concentração e foco. Desenvolve várias técnicas como mandalas, pulseiras e colares de macramê, técnica tie dye de pintura sobre malha, com tingimento e amarrações; essa oficina também possibilita futura geração de renda. Ministrada por Natele Petersen.

DANÇA: desenvolve a coordenação motora, ritmo e expressividade corporal própria, promove o aprendizado dos movimentos e linguagens da dança, monta coreografias a partir das possibilidades individuais, gerando a autoconfiança. Trabalha princípios do movimento, elementos do movimento e as dimensões sócio-histórico-culturais das danças. Ministrado por Renan Batschauer.

MUSICALIZAÇÃO: proporciona a percepção do universo sonoro-musical, desenvolve a criatividade, contribuindo com o processo de construção do conhecimento. Ensina a construção de instrumentos musicais com materiais alternativos e recicláveis e a pintura dos instrumentos. Ministrado por Marcelo Branco.

TEATRO: com linguagem apropriada para cada faixa etária, trabalha com técnicas de atuação que objetivam a expressão corporal, a preparação vocal, o desenvolvimento da expressão verbal, a sociabilidade, a integração e o desenvolvimento da capacidade do trabalho e vivência em grupo. Ministrado por Zanza França, Jean Massanero, Roberto Morauer e James Beck.

TEATRO DE BONECOS: confecção e manipulação dos bonecos para a montagem de peças teatrais, servindo de instrumento pedagógico e de comunicação entre crianças e adolescentes e a sociedade, além de desenvolver e afinar a psicomotricidade. Ministrado por Pedro Boneco.

Texto: Nane Pereira | Via: Nane Pereira Comunicação e Arte
Detalhe Teatro retorna as atividades e oficinas culturais em Gaspar no dia 2 de fevereiro Detalhe Teatro retorna as atividades e oficinas culturais em Gaspar no dia 2 de fevereiro Reviewed by Wellington Civiero Ferreira on 30 janeiro Rating: 5

NW Blumenau No Twitter