Com atração inédita, o fim de semana promete movimentar a 35ª Festa Pomerana

Um curioso instrumento musical trazido para o Brasil pelos imigrantes alemães vai movimentar os palcos da  35ª Festa Pomerana neste primeiro fim de semana. Pela primeira vez, o evento apresenta o Encontro de Teufelsgeige, também conhecido como “violino do diabo”. A expectativa é que 20 tocadores se reúnam no domingo (14/1), a partir das 13h.

(Foto: Wellington Civiero Ferreira / NW Blumenau)
Conforme explica o organizador do encontro, Loreno Buss, de 39 anos, a atração é inusitada, já que segundo a tradição, o instrumento de percussão deve ser fabricado pelo próprio instrumentista. Ele, que morou por seis anos na Alemanha e se apaixonou pela cultura, quando retornou ao Brasil, escolheu Pomerode para viver e integrar os costumes germânicos. Há três anos, para participar dos desfiles da Festa Pomerana, construiu seu próprio Teufelsgeige. “A iniciativa deste primeiro encontro é então fortalecer ainda mais esse resgate cultural e a sua tradição. O instrumento teve origem em 1980 e sempre embalou e alegrou festas de casamento, desfiles e outras festividades. Ele é constituído basicamente de uma haste, cordas de metal, um corpo de ressonância e diversos adereços sonoros e enfeites. É tocado com uma haste rugosa, geralmente um serrote, encantando a todos por sua originalidade”, revela Loreno.

Outro destaque deste fim de semana são as apresentações da banda alemã Musikkapelle Chieming, vinda da Bavária, e que marca presença na festa pela primeira vez. Com cerca de 20 integrantes e famosos nas apresentações da Oktoberfest de Munique, suas performances alegres e impecáveis surpreendem com o uso de chicotes. Ao todo, farão oito apresentações na festa e estarão presentes nessa sexta, sábado e domingo. Demais apresentações culturais, danças folclóricas e os desfiles típicos, realizados sempre às quintas e sextas-feiras às 19h, sábados às 18h e domingos às 9h30 irão movimentar a cidade e os pavilhões da festa. Domingo (14/1), a partir das 10h45, ocorrerá ainda mais uma edição do tradicional culto em Plattdeutsch, língua pomerana falada pelos imigrantes.

As competições típicas como do Serrador, do Lenhador, o Chope em Metro, o Tiro ao Alvo, a Corrida do Barril, o Cabo de Guerra e a “Alles Wurst: É Tudo Linguiça” divertem os visitantes e atraem curiosos. As inscrições para as brincadeiras são gratuitas.

 Na gastronomia, ponto alto da cidade mais alemã do Brasil, visitantes poderão apreciar os pratos de origem germânica e outras opções para agradar todos os paladares. O chope artesanal não pode ficar de fora, com produções regionais das cervejarias Schornstein (Pomerode), Bierland (Blumenau), Opa Bier (Joinville) e Borck (Timbó).   

A 35ª Festa Pomerana segue até o dia 21 de janeiro, com programação para toda a família no Parque de Eventos de Pomerode. O evento é uma realização da Fundação Cultural de Pomerode, Prefeitura de Pomerode e Ministério da Cultura, com apoio da Associação Visite Pomerode (AVIP) e Associação Comercial e Industrial de Pomerode (ACIP). Conta com patrocínio de Olho Embutidos, Caixa Econômica Federal, Calesita Brinquedos, Nugali Chocolates e Fakini Malhas.   

Serviço:

O quê: 35ª Festa Pomerana
Onde: Parque Municipal de Eventos de Pomerode

Quando: 10 a 21 de janeiro

Ingressos: Domingo a sexta-feira, R$ 10. Sábados, R$ 25. Entrada gratuita dias 10, 15, 16 e diariamente para crianças até 12 anos e visitantes em traje típico completo. No último dia de festa (21/1), o acesso é gratuito após às 15h30min. Meio ingresso para pessoas acima de 60 anos, estudantes e professores.

Programação 35ª Festa Pomerana

Horários da festa:

Segundas, quartas, quintas e sextas-feiras: a partir das 18h.

Terças, sábados e domingos: a partir das 10h.

 Desfiles típicos:

Sempre às quintas e sextas-feiras às 19h, sábados às 18h e domingos às 9h30.

Texto: Samara Vieira | Oficina das Palavras
Com atração inédita, o fim de semana promete movimentar a 35ª Festa Pomerana Com atração inédita, o fim de semana promete movimentar a 35ª Festa Pomerana Reviewed by Wellington Civiero Ferreira on 11 janeiro Rating: 5

NW Blumenau No Twitter