MEC divulga as melhores instituições para estudar no Brasil

O Ministério da Educação (MEC)  divulgou, na sexta-feira, 24, no Diário Oficial da União, o Índice Geral de Cursos (IGC), considerada a mais importante avaliação de ensino. O índice avalia todas as instituições de ensino superior no País, tanto as públicas quanto as privadas, com base na média ponderada das notas dos cursos de graduação e de pós-graduação de cada uma delas. “É uma ferramenta poderosa que o aluno tem a seu dispor para avaliar em qual universidade irá fazer o curso escolhido”, diz o diretor da Unicesumar, polos de Blumenau, Jaraguá do Sul, Indaial e Gaspar da Unicesumar, Adriano Albano.

(Foto: Divulgação / Unicesumar)
O IGC é divulgado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao MEC, sintetizando em um único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação (presenciais e a distância), mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. O cálculo do IGC é realizado anualmente e considera a média dos dados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) do último triênio. Também são consideradas as médias dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, a partir de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu. Esse último critério se baseia em dados do censo da educação superior e da Capes. Em 2016, 0,4% das instituições de ensino superior obtiveram conceito 1; 14% ,conceito 2; 66,7%, conceito 3; 17,4%, conceito 4 e 1,5%, conceito 5, em todo o Brasil.

Sendo que, entre as mais de 80 instituições de ensino superior, graduação e pós-graduação, presencial ou a distância, particular ou pública, de Santa Catarina, apenas 12 delas obtiveram a nota 4. E a nota máxima, 5, apenas a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Lembrando que a nota do IGC varia de 1 a 5, sendo que 4 e 5 são considerados resultados excelentes. “Este é o sétimo ano que a Unicesumar se mantém com esse índice de excelência”, enfatiza Albano.

No Médio Vale do Itajaí, a Unicesumar, que está presente nas cidades de Blumenau, Indaial e Gaspar, e 30 unidades no estado, ganhou destaque, com nota 4, em primeiro lugar, com o maior conceito do Ministério da Educação, entre todas as instituições particulares de ensino presencial e a distância. Nenhuma instituição de ensino superior do Brasil que oferece EAD conseguiu, por tantos anos consecutivos, manter-se nesse nível de excelência. “A Unicesumar está entre as 10 melhores do Brasil, e a qualidade é mantida em todas as cidades em que está presente. Tanto que, mesmo sendo exigido pelo MEC que apenas 30% do corpo docente seja formado por mestres ou doutores, a Unicesumar tem 80% de mestres e doutores, bem além do que seria obrigada. Este é apenas um índice, entre tantos que comprovam a preocupação da instituição com a qualidade do ensino”, avalia Albano.

Unicesumar

A  Unicesumar possui 250 polos de EAD, 90 mil alunos, 3 mil colaboradores e presença em todos os estados brasileiros. Atualmente, são 45 cursos de Graduação (Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo) e 80 cursos de Pós-Graduação, além de 400 cursos livres e cursos desenvolvidos sob demanda para empresas. Possui quatro campi de ensino presencial nas cidades de Maringá, Curitiba, Londrina e Ponta Grossa, no Paraná. Seu corpo docente é formado por mais de mais de 800 professores, sendo 80% mestres e/ou doutores.

Confira os resultados no Vale do Itajaí:
Instituição
IGC Contínuo
IGC
UFSC
4,0747
5
Unicesumar
3,2721
4
IF Catarinense
3,1409
4
Sociesc Blumenau (IBES)
3,05555
4
Positivo
3,0507
4
Claretiano
2,9581
4
Unip
2,8504
3
Sociesc
2,8062
3
Metodista
2,7900
3
Fameblu
2,7651
3
Senac Blumenau
2,7089
3
Unisul
2,7069
3
Senai Blumenau
2,6614
3
Unifacs Laureate
2,6529
3
UNC
2,6477
3
Uniasselvi
2,6401
3
Furb
2,6069
3
Uninter
2,5998
3

Fonte: MEC

Para conhecer todos os resultados: http://portal.inep.gov.br/indice-geral-de-cursos-igc-

Texto: Liliani Bento | Via: New Age Comunicação 
MEC divulga as melhores instituições para estudar no Brasil MEC divulga as melhores instituições para estudar no Brasil Reviewed by Por Wellington Civiero Ferreira on 28 novembro Rating: 5

NW Blumenau No Twitter