Formação de adultos criativos inicia na infância, diz Professora da Escola Barão

Você considera a criatividade importante no seu cotidiano? Por mais técnica que seja a área de atuação de um profissional, esta característica tem se tornado cada vez mais essencial no dia a dia das pessoas por estar ligada à inovação. A formação de profissionais criativos inicia ainda na fase escolar, com o estímulo de características que aprimoram esta vertente tão aflorada na infância. “Criatividade é um processo neurológico, uma atividade cerebral, portanto, os estímulos oferecidos na infância refletirão na vida adulta”, explica a professora da Escola Barão, Lídia Caroline de Souza Araujo.

(Foto: Divulgação / Internet)
Para estimular, a educadora explica que os adultos precisam exercitar o “pensar fora da caixa” no cotidiano, ou seja, sempre aplicar soluções diferentes para situações diversas. Ao ser criativo no dia a dia, se torna um exemplo para crianças e jovens que passam a valorizar o diferente. Outra sugestão é sempre se relacionar com pessoas de diversos perfis e buscar atividades que saiam do tradicional, para ampliar o repertório cultural e vivências.

Atividades cotidianas que estimulam a criatividade entre as crianças também podem ser aplicadas, como incentivar a fazer perguntas, aprender a lidar com críticas, visitar museus, bibliotecas, projetos sociais e realizar jogos ou brincadeiras que envolvam linguagem, interação, lógica, adivinhação e experimentos científicos. “O método mais eficaz é a aplicação da teoria das múltiplas inteligências: musical, corporal, linguística, lógico-matemática, espacial, interpessoal e intrapessoal. Todas elas devem ser fortemente trabalhadas a fim de que seja oportunizado a todos um “leque” de desenvolvimento de habilidades”, afirma.

A professora da Escola Barão ainda relembra que as novas tecnologias podem ser grandes aliadas do processo criativo. “O desafio dos educadores é mostrar que se pode produzir com este aparato e não simplesmente fazer o uso fútil. Apresentar a inovação como uma ferramenta que contribua para a potencialização das habilidades e não o engessamento destas”, acrescenta.

Texto: Martha Kienast | Via: Oficina das Palavras
Formação de adultos criativos inicia na infância, diz Professora da Escola Barão Formação de adultos criativos inicia na infância, diz Professora da Escola Barão Reviewed by Por Wellington Civiero Ferreira on 16 novembro Rating: 5

NW Blumenau No Twitter