Mais de 3.800 pessoas passaram pela Vila Segura na 34ª Oktoberfest Blumenau

Com o objetivo de alertar o público sobre a perigosa mistura entre álcool e direção, o Vila Segura, uma iniciativa do Parque Vila Germânica, em parceria com o Seterb, recebeu mais de 3.800 pessoas na Oktoberfest 2017. O espaço, que ficou localizado em frente ao Setor 1, realizava gratuitamente o teste com o bafômetro educativo para as pessoas verificarem se estavam aptas a dirigir e óculos para simulação do estado de embriaguez, uma das grandes novidades na festa deste ano.
(Foto: Eraldo Schnaider / Divulgação)
As ações foram coordenadas pela Escola Pública de Trânsito do Seterb e, segundo o diretor de Trânsito, Felipe Bueno, o resultado foi bastante satisfatório. “A Escola Pública esteve presente em 15 noites da 34ª Oktoberfest, com o atendimento chegando a uma média superior a 270 pessoas por dia e um retorno bem positivo quanto à avaliação do público sobre o trabalho desenvolvido”, assegura. “Acredito que conseguimos despertar nas pessoas a reflexão sobre o perigo de dirigir alcoolizado e as graves consequências que podem gerar”, conclui.

Sobre os óculos
Os óculos simuladores do estado de embriaguez foram adquiridos pelo Parque Vila Germânica e ficarão à disposição do Seterb para serem utilizados em ações educativas da autarquia e em eventos cervejeiros realizados pela Vila Germânica, com o intuito de conscientizar as pessoas de que álcool e direção não combinam.

Ao todo, são cinco tipos de óculos: baixo, noturno, embriaguez com distúrbios, crepúsculo e grave. Para participar da simulação, a pessoa precisava passar pelo teste do bafômetro para verificar o nível de teor alcoólico. Os óculos do tipo baixo simulam o efeito de quem teve o nível entre 0,2 e 0,4 mg/l no teste; os óculos do tipo embriaguez com distúrbios são indicados para quem teve entre 0,4 e 0,6 mg/l; os óculos do tipo grave servem para o resultado entre 0,6 e 0,8 mg/l; e os óculos do tipo noturno simulam a falta de iluminação no ambiente, e o crepúsculo, o excesso de luz.

Texto: Juliana Damian Silva | Via: PMB
Mais de 3.800 pessoas passaram pela Vila Segura na 34ª Oktoberfest Blumenau Mais de 3.800 pessoas passaram pela Vila Segura na 34ª Oktoberfest Blumenau Reviewed by Por Wellington Civiero Ferreira on 25 outubro Rating: 5

NW Blumenau No Twitter