Ingo Penz receberá Título de Embaixador da Oktoberfest de Blumenau na Câmara de Vereadores

Durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (17/10) será realizada a entrega de um Título de Embaixador da Oktoberfest de Blumenau ao fotógrafo, músico e produtor cultural Ingo Penz, pelos mais de 30 anos que tem se dedicado a cultura das tradições germânicas e do turismo da cidade. O Decreto Legislativo nº 958/2017 que confere o título de Embaixador da Oktoberfest de Blumenau foi apresentado pelo vereador Zeca Bombeiro (SD) e aprovado por todos os parlamentares.

(Foto: Wellington Civiero Ferreira / NW Blumenau)
Para o vereador Zeca Bombeiro este é um reconhecimento por todos os anos que Ingo Penz tem se dedicado a cidade. “Quem é apaixonado pela Oktoberfest sabe do envolvimento do Ingo com a festa e com as tradições germânicas. Estamos prestando uma justa homenagem a uma pessoa que,com muito sacrifício, sempre fez um serviço voluntário”, argumentou.

Ingo Penz é reconhecido por participar das festas de outubro que acontecem em Santa Catarina. É entusiasta da cultura germânica e sempre participa dos desfiles da rua XV de Novembro distribuindo chope gratuitamente com a sua Choppmotorrad, segundo veículo de irreverência dos Desfiles da Oktoberfest de Blumenau.

A exemplo dos anos de 2008 e 2010, este ano Ingo Penz e a Banda Choppmotorrad também participaram do Festival Nacional da Cerveja - Oktoberfest de Belgrano, na Argentina, onde divulgaram a festa blumenauense.

A Choppmotorrad
A Choppmotorrad fez a sua estreia em 1986, sucedendo a Bierfahrrad – bicicleta da cerveja – que também foi uma das criações de Ingo Penz e Horácio Braun.  A moto é uma Java 1951, de 250cc, fabricada na República Tcheca que recebeu um sidecar onde se acomodam um passageiro e um barril de 30 litros de chope.

A Choppmotorrad já distribuiu gratuitamente mais de 400 mil copos de chope nos eventos ligados à Oktoberfest em vários estados do país, entre eles Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

A Banda Choppmotorrad
A Banda Choppmotorrad é uma tradição nos palcos da Oktoberfest de Blumenau. O grupo coordenado por Ingo Penz usa instrumentos como Brassbett (tocado por um cabo de vassoura numa caixa de ressonância), o Teufelsgeige (conhecido como violino do Diabo, referência aos lenhadores dos Alpes Europeus que faziam música na floresta com paus e arames). Os arranjos da banda trazem também os instrumentos de sopro, gaita de boca, bandoneon, trompete, saxofone e violino. A sonoridade diferenciada da banda, aliada a vibração dos músicos, traz um brilho a mais às festas alemãs.

Serviço:
 O quê: Entrega de Título de Embaixador da Oktoberfest Blumenau
Quando: 17 de outubro (terça-feira), as 15h
Onde: Câmara de Vereadores de Blumenau


Texto: Eduarda Schluter | Via: Vereador Zeca Bombeiro
Ingo Penz receberá Título de Embaixador da Oktoberfest de Blumenau na Câmara de Vereadores Ingo Penz receberá Título de Embaixador da Oktoberfest de Blumenau na Câmara de Vereadores Reviewed by Por Wellington Civiero Ferreira on 16 outubro Rating: 5

NW Blumenau No Twitter