Gervásio Tessaleno Luz lança nova obra no dia 26 de outubro, em Blumenau

O olhar azul e sereno revela um homem cheio de histórias para contar. O sorriso livre, liberto, indica um ser humano que ama viver. Durante a conversa, ele diz que plantou inúmeras árvores, que os filhos que teve foram os alunos pelos colégios em que foi professor e que os escritos, os textos, a crônica, o jornalismo, foram e são até hoje o combustível da sua vida. No dia 26 de outubro, o jornalista, professor e escritor Gervásio Tessaleno Luz lança o livro de crônicas Máximas do Barão de Itapuí, obra que resume um pouco das histórias do homem que escolheu o Vale do Itajaí como amor e morada. O evento ocorre na Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller, em Blumenau, às 19h, com entrada gratuita e aberta ao público. O livro Máximas do Barão de Itapuí é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau e será distribuído gratuitamente ao público presente.

      (Foto: Giselle Tarnowski Spergort / Divulgação)
“Eu andava com vontade de reunir crônicas que teriam o título Bichos, gente e coisas. Minha coordenadora editorial, a escritora Terezinha Manczak, achou o título um tanto simplório e ao saber que em um empório da minha rua, a Itapuí, tinham me batizado, provavelmente por ironia, de Barão de Itapuí, um tanto pomposo, bolou o novo nome: Máximas do Barão de Itapuí. Eu não me autointitulei com título nobre, como o fez Aparício Torelly, o Aporelly, jornalista de humor, gaúcho, mas fixado no Rio de Janeiro, o famoso Barão de Itararé”, explica com bom humor Gervásio Tessaleno Luz.

Segundo o escritor, o critério de seleção partiu de uma pesquisa sobre crônicas, todas atemporais e que merecessem ficar registradas em livro. “Tornou-se costume os escritores depois de verem seus textos impressos em jornais selecionar os melhores e lançá-los em livros. O jornal passa, é esquecido. O livro garante a sua sobrevivência”, diz. O volume traz crônicas escritas a partir dos anos de 1980 até os dias atuais. “Passei 30 anos lecionando Português (Literatura Brasileira e Portuguesa, Comunicação e Oratória), aposentado do magistério, não deixo passar uma semana sem escrever uma crônica, pelo menos. Com estilo simples e claro, falando de Blumenau, gente e coisas de toda nossa região, usando quase sempre humor, talvez faça com que eu tenha uns 33 leitores cativos”, brinca o jornalista.

Nos dias 24 e 27 de outubro o escritor e jornalista fará palestra e roda de conversa sobre o gênero crônica em dois locais de Blumenau. No dia 24, na Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller, das 14h às 15h, e no dia 27, na Biblioteca Moacir Bosco Galliani, Faculdade Senac, das 14h às 15h. Todas com entrada gratuita.

O AUTOR
Gervásio Tessaleno Luz nasceu em Rio do Sul, Santa Catarina, em 25 de agosto de 1942. Aos 12 mudou-se para Blumenau, onde vive até hoje. Estudou em Curitiba e Rio de Janeiro. Adotou o pseudônimo de Tessaleno, incorporado ao verdadeiro nome, desde a sua estreia na imprensa em 1964. Respondeu pela direção da sucursal do jornal O Estado, durante a década de 1970. Exerceu o colunismo e editou cultura no Jornal de Santa Catarina nos anos de 1980. A coluna Tessaleno bateu ponto em mais de 60 jornais e em quatro revistas. Dedicou-se ao jornalismo, ao magistério e à literatura. Lecionou as disciplinas de Língua Portuguesa, Oratória e Literatura nos mais importantes colégios de Blumenau. Em 2001, lançou o livro Rio que passa em nossas vidas, pela Editora Cultura em Movimento. Em 2007, Crônica, doce crônica; pelo Instituto Evoluir. Em 2014, lançou o livro O pensamento vivo de Frei Odorico, um bem-amado, pela Nova Letra Gráfica e Editora. Em 2015, o livro infantil A casa dos nonos, pela Estúdio Criação, e, em 2017, Máximas do Barão de Itapuí, pela Editora 3 de Maio.

SERVIÇO
Lançamento do livro Máximas do Barão de Itapuí, por Gervásio Tessaleno Luz
26 de outubro, às 19h
Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller (Alameda Duque de Caxias, 64 - Centro, Blumenau)
A obra será distribuída gratuitamente para o público presente
Entrada gratuita e aberta à comunidade

Roda de conversa
24 de outubro: palestra e roda de conversa sobre o gênero crônica com o escritor Gervásio Tessaleno Luz, na Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller, das 14h às 15h. Entrada gratuita.
27 de outubro: palestra e roda de conversa sobre o gênero crônica com Gervásio Tessaleno Luz, na Biblioteca Moacir Bosco Galliani, Faculdade Senac, das 14h às 15h. Entrada gratuita.


Texto: Nane Pereira | Via: Nane Pereira Comunicação e Arte
Gervásio Tessaleno Luz lança nova obra no dia 26 de outubro, em Blumenau Gervásio Tessaleno Luz lança nova obra no dia 26 de outubro, em Blumenau Reviewed by Por Wellington Civiero Ferreira on 05 outubro Rating: 5

NW Blumenau No Twitter