Escritora Cláudia Iara Vetter lança nova obra no dia 10 de novembro, em Blumenau

Na infância, ela cresceu acompanhando o pai nos afazeres da tipografia, em uma gráfica da família. Dali, a menina contemplativa foi despertando o interesse pelo papel, pela tinta, pela mágica das palavras que nascem pelas mãos. Na adolescência, encontrou-se com a poesia, desbravou a literatura, encantando-se com as letras de músicas, e, em meio a tantas inspirações, decidiu libertar a arte que brotava do seu coração. Da intuição-inspiração-observação floresceram textos, blog, livro número um e agora livro número dois. O vento e o tempo são cúmplices do amor da mulher pela palavra-emoção, muitas vezes, adormecida nos corações dos anciões, dos transeuntes, que a poeta encontra pelo caminho. No dia 10 de novembro, a menina-mulher Cláudia Iara Vetter lança a obra Desata Nós, segundo livro de poemas da artista. O evento ocorre no Cafundó Bar Cultural, em Blumenau, a partir das 20h30min, e conta com show de Leo Maier Trio e discotecagem vinil com DJ Rafael Barros. A entrada é gratuita e aberta ao público. O livro Desata Nós é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau e será distribuído gratuitamente ao público presente.

(Foto: Tiago André Imme / Divulgação) 
O projeto, segunda a artista, surgiu da vontade de publicar mais uma obra de poesias autorais, dando continuidade aos caminhos que cultivou artisticamente, após o lançamento do primeiro livro, O Retrato da Nudez Eólica. “A projeção do primeiro trabalho abriu muitas perspectivas de atuação artística, parcerias, e principalmente, trouxe ainda mais inspiração para continuar a produção literária” explica Cláudia. “O Desata Nós é uma metáfora e uma reflexão à trama vida em que estamos imersos. Nos enlaces das relações, pessoas e sentimentos. Expondo fortalezas e sutilezas que nos atam e desatam a cada nascer e morrer dos dias”, complementa. “Penso que a poesia surgiu na minha vida antes de eu escrever poemas. Eu a enxergo como um exercício sensível, uma captação de sentidos invisíveis, que estão presentes em muitos lugares da vida”, filosofa a artista.

Cláudia diz que a produção da nova obra iniciou em 2011. “De lá para cá os textos foram sendo selecionados para compor o livro, o conceito gráfico ficou mais amadurecido, assim como o planejamento de estratégias e de recursos para lançá-lo”. A ilustração do Desata Nós é assinada pelo artista Nestor Jr., o prefácio pelo escritor Marcelo Labes, a revisão de texto por Vinicius Coelho, o texto da contracapa é do escritor, dramaturgo e letrista Gregory Haertel, e o design gráfico e a diagramação da obra, por Tiago Imme. “Os convidados foram escolhidos pela qualidade do serviço que realizam, pelo afeto e amizade que tenho com os mesmos, e, principalmente, pelo desejo de enriquecer a obra com seus talentos, valorizando a produção cultural de nossa região, que é diversa, consistente e repleta de possibilidades maravilhosas. Esperamos que o público goste”, comenta.

Nos dias 21 de novembro e 10 de dezembro, a escritora irá participar de roda de conversa na Universidade Regional de Blumenau (FURB), às 19h, e na Feirinha da Servidão, Centro de Blumenau, às 15h, respectivamente.

A poeta Cláudia Iara Vetter nasceu em Blumenau, Santa Catarina, em agosto de 1990. Lançou o primeiro livro O Retrato da Nudez Eólica pela editora CBJE/RJ, em 2009, e pela Liquidificador Produtos Culturais/SC, em 2011. Acompanhe as notícias e as novidades pelo www.facebook.com/linhaepoesia ou www.instagram.com/claudiaravetter

SERVIÇO
Lançamento do livro “Desata Nós”, de Cláudia Iara Vetter
10 de novembro, às 20h30min, show com Leo Maier Trio e discotecagem vinil com DJ Rafael Barros
No Cafundó Bar Cultural (Rua Pastor Oswaldo Hesse, 388, Ribeirão Fresco)
A obra será distribuída gratuitamente para o público presente
Entrada gratuita e aberta à comunidade

RODA DE CONVERSA
21 de novembro, às 19h, na Universidade Regional de Blumenau (FURB)
10 de dezembro, às 15h, na Feirinha da Servidão, Centro de Blumenau
Gratuita e aberta ao público.

Texto: Nane Pereira | Via: Nane Pereira Comunicação e Arte
Escritora Cláudia Iara Vetter lança nova obra no dia 10 de novembro, em Blumenau Escritora Cláudia Iara Vetter lança nova obra no dia 10 de novembro, em Blumenau Reviewed by Por Wellington Civiero Ferreira on 10 outubro Rating: 5

NW Blumenau No Twitter