Projeto Escolha Certa orienta estudantes da rede estadual a terem uma alimentação saudável

Para que os estudantes da rede pública estadual de Santa Catarina possam fazer escolhas certas na hora de se alimentar, a Secretaria de Estado da Educação (SED), em parceria com as empresas Nutriplus e Risotolândia, desenvolve o projeto Escolha Certa, que orienta sobre a produção de diversos alimentos e ensina a diferenciar produtos in natura, processados e ultraprocessados.

Para o diretor de Articulação com os Municípios da SED, Osmar Matiola, a ideia dos projetos é levar os hábitos para além da escola. “A cada ação voltada à alimentação buscamos incentivar o consumo de alimentos naturais e menos industrializados e que os estudantes levem os costumes para a família também”, enfatiza.

Durante o segundo semestre deste ano, nutricionistas das empresas que fornecem as refeições escolares farão atividades no período de recreio para explicar a diferença dos vários grupos de alimentos e como os alunos podem equilibrar a alimentação incluindo opções mais saudáveis no cardápio.

“Nós entendemos que essa iniciativa é fundamental para as crianças e adolescentes em idade escolar, pois nessa fase de desenvolvimento eles precisam estar bem nutridos para brincar e estudar”, afirma a nutricionista Renata Maluly da Risotolândia, que atende 429 escolas do Estado. “Estudos comprovam que a alimentação interfere diretamente no processo cognitivo dos jovens, isso significa que ingerir mais vegetais, frutas, peixes, grãos e cereais proporciona melhor capacidade de aprendizagem”.

Texto: Edinéia Rauta | Via: SED
Projeto Escolha Certa orienta estudantes da rede estadual a terem uma alimentação saudável Projeto Escolha Certa orienta estudantes da rede estadual a terem uma alimentação saudável Reviewed by Por Wellington Civiero Ferreira on 27 setembro Rating: 5

NW Blumenau No Twitter