Prefeitura de Blumenau abre licitação para construção da Ponte Norte-Sul

A Prefeitura de Blumenau, por meio das Secretarias de Administração (Sedead), Desenvolvimento Urbano (Sedur) e Infraestrutura Urbana (Seinfra), deu início nesta segunda-feira, dia 25, ao processo licitatório para a construção da Ponte Norte-Sul. Ao todo, 18 propostas foram apresentadas e passam agora pela análise de habilitação.

(Foto: Divulgação)
 Segundo o secretário de Administração, Anderson Rosa, as empresas vêm de Estados como Rio Grande do Norte, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Dentre as concorrentes, apenas uma é de Blumenau. Rosa avalia o número de participantes como muito bom, tendo em vista que em outras grandes licitações, como a da Ponte do Badenfurt, foram entregues oito envelopes por interessados em participar do processo.

O município possui um prazo regimental de cinco dias para publicar a ata de habilitação, onde constam as empresas cuja documentação estiver de acordo com a legislação vigente e comprovem a capacidade técnica e financeira para executar a obra. Após essa etapa, é aberto prazo de outros cinco dias para as empresas apresentarem recursos. Vencida esta fase, são abertas as propostas de preço, onde vencerá a que apresentar o menor valor.

O processo tem trâmite legal que leva no mínimo 30 dias para ser concluído, podendo esse prazo ser adiado conforme o número de recursos apresentados pelas concorrentes. Todos os trâmites da licitação podem ser acompanhados pelo Portal da Transparência, no site da Prefeitura.

Sobre o projeto
A ponte do Corredor Norte-Sul será uma ligação viária sobre o Rio Itajaí-Açu, sendo estabelecida entre as ruas Alwin Schrader e Itajaí, no bairro Vorstadt, e as ruas Paraguay/Porto Rico, na Ponta Aguda. O custo estimado na obra é de R$ 39 milhões, valor garantido por meio de financiamento da Prefeitura junto à Caixa Econômica Federal, no âmbito do PAC 2, do Ministério das Cidades.

A estrutura, com base metálica, terá ao todo 180 metros de extensão e 13,80 metros de largura. Serão duas pistas para tráfego, com passeio para pedestres e ciclovia nas laterais. No sentido Vorstadt/Ponta Aguda, a faixa será utilizada para veículos pequenos e transporte coletivo. No sentido contrário, a faixa servirá exclusivamente para ônibus. Na interseção da ponte com a Rua Itajaí haverá um semáforo.


Texto: Aline Franzoi Santos Fleith e Denisse Lopes | Via: PMB
Prefeitura de Blumenau abre licitação para construção da Ponte Norte-Sul Prefeitura de Blumenau abre licitação para construção da Ponte Norte-Sul Reviewed by Por Wellington Civiero Ferreira on 25 setembro Rating: 5

NW Blumenau No Twitter