Meteorologistas de Blumenau apontam primavera dentro da normalidade

Nesta sexta-feira, dia 22/09, quando os relógios marcarem 17h02, o Hemisfério Sul entrará oficialmente na primavera, que se estenderá até 21 de dezembro. Historicamente, a estação é caracterizada pela transição climática, já que faz a passagem entre o inverno e o verão, marcada pela mudança no regime de chuvas e temperaturas. Para os profissionais do Sistema de Monitoramento e Alerta de Chuvas Intensas de Blumenau (AlertaBlu), da Prefeitura Municipal, a primavera deste ano deve manter os aspectos típicos desse período e transcorrer dentro da normalidade.

(Foto: Wellington Civiero Ferreira / NW Blumenau)
 Esta perspectiva foi traçada durante o 137º Fórum Climático Catarinense, realizado no final de agosto, em Florianópolis, onde meteorologistas de todo o Estado estiveram reunidos. O encontro teve como objetivo a elaboração da previsão climática para o trimestre. Após um inverno com chuvas abaixo do esperado, a tendência é que, durante a segunda quinzena deste mês, o cenário comece a sofrer alteração gradualmente. Até o final de setembro, a expectativa é que ocorram algumas precipitações, mas insuficientes para atingir a média histórica para o mês, que é de 128 milímetros.

A partir de agora, segundo os meteorologistas do AlertaBlu, haverá uma mudança no perfil das chuvas. No inverno, as precipitações são ocasionadas por frentes frias. Já na primavera, ocorrem as chuvas de convecção, conhecidas como chuvas de verão, em forma de pancadas de curta duração, com volume elevado, descargas elétricas e fortes rajadas de vento, sobretudo entre o final da tarde e o início da noite. De maneira geral, o próximo trimestre deve apresentar índices pluviométricos dentro da média em Blumenau, porém com alguns eventos de chuva mais intensa. Com relação à temperatura, a previsão é que fiquem acima da média climatológica, que indica mínimas entre 16ºC e 18ºC e máximas, entre 24ºC e 26ºC.

A meteorologista e responsável técnica do AlertaBlu, Francine Sacco, enfatiza que, apesar dessa perspectiva para o trimestre, o acompanhamento realizado diariamente é imprescindível, uma vez que o tempo está suscetível a oscilações. "Com a chegada da primavera, vamos intensificar o monitoramento, pois a ocorrência de chuvas mais fortes aumenta o risco de enxurradas e deslizamentos. Pedimos que toda a população fique atenta às previsões divulgadas nas plataformas do AlertaBlu, onde atualizamos as informações do tempo duas vezes por dia".

Sobre o AlertaBlu
Implantado em 2014, o Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos de Blumenau (AlertaBlu) transmite em tempo real informações sobre a meteorologia, a situação do Rio Itajaí-Açu e das barragens da região. A ferramenta, também preparada para emitir alertas quando necessário, pode ser acessada tanto pela internet como por aplicativo para smartphones.

Desde então, a equipe do AlertaBlu, composta por três meteorologistas e três técnicos em meteorologia, tem desenvolvido estudos a respeito da dinâmica do clima na cidade. Essas análises científicas já estão fornecendo importantes subsídios para a atuação da Defesa Civil, como as épocas do ano com maior incidência de enchente, as características das chuvas que provocam diferentes tipos de desastres e os volumes pluviométricos que favorecem a elevação do Rio Itajaí-Açu.


Texto: Felipe Elias | Via: PMB
Meteorologistas de Blumenau apontam primavera dentro da normalidade Meteorologistas de Blumenau apontam primavera dentro da normalidade Reviewed by Por Wellington Civiero Ferreira on 19 setembro Rating: 5

NW Blumenau No Twitter