HSI, HSA e Renal Vida mobilizados em prol da Doação de Órgãos

Mais uma vez o Hospital Santa Isabel em conjunto com o Hospital Santo Antônio e com a Renal Vida estão levantando a bandeira em prol do Dia Nacional da Doação de Órgãos e tecidos, celebrado nacionalmente em 27 de setembro.  A campanha de responsabilidade social e educativa visa sensibilizar a comunidade local para a causa, disseminando a importância de ajudar o seu semelhante.

Com o slogan escolhido para a campanha deste ano “O importante precisa ser dito em vida. Diga ao mundo que você é doador de órgãos” criado pelo publicitário Vinícius Magnabosco, a equipe envolvida na campanha pretende esclarecer uma dúvida muito habitual: Preciso deixar algum documento por escrito para avisar que sou um doador? “Falar sobre um assunto tão delicado não é fácil para ninguém, mas é importante. Você não precisa deixar nenhum documento por escrito, mas precisa falar sobre o seu desejo, pois quem decide sobre a doação são seus familiares e eles certamente vão respeitar a sua vontade.”  Enfatiza a enfermeira coordenadora da CIHDOTT do HSI, Gisélia Theiss.

Com o objetivo de fortalecer a causa, colaboradores e médicos de ambos os hospitais e da Renal Vida, junto com transplantados e familiares de doadores estarão nesta quinta-feira, dia 27 de setembro, mobilizados na escadaria da Catedral São Paulo Apóstolo, das 9h às 16h orientando a população para a causa. Quem passar pelo local será convidado a ser fotografado junto a frase escolhida para campanha e as hashtags #Be a Donor, #Doe Órgãos e #Sou Doador. As crianças ganharão balões da campanha e os adultos folders explicativos. Além disso, todos serão incentivados a acessar a página das referidas instituições e inserir o tema da campanha na foto de perfil do Facebook, que já está disponível. “Basta clicar na sua foto de perfil e depois em "adicionar tema". Irão aparecer várias opções referente ao mês e lá também estará o nosso tema para você escolher”. Explica Philipe Oliveira, publicitário criador do tema.

Para se ter uma dimensão do panorama no estado, neste primeiro semestre de 2017, quase 550 pessoas em Santa Catarina se encontram na fila de espera, no aguardo por um órgão compatível. Em contrapartida, 719 transplantes foram realizados no estado neste mesmo período, sendo boa parcela destes ocorridos em Blumenau, no Hospital Santa Isabel.

Estatisticamente vivemos em uma região nobre e privilegiada por pessoas conscientes e solidárias, que demonstram de fato sua compaixão aderindo à campanha. Prova disto, podemos identificar nos números em que coloca Santa Catarina no topo dos estados entre os principais doadores de órgãos nos últimos anos. “Sabemos que para evitar a negativa familiar é preciso que a população esteja bem informada. Campanhas como esta ajudam a desmistificar velhos tabus e expõem a importância do SIM que salva vidas”. Comenta a Dra. Geisiane Custódio, médica intensivista da CIHDOTT do HSI.

Serviço: Campanha Nacional de Doação de Órgãos
Data: 27/09 (quarta-feira)
Horário: Das 9h às 16h
Local: Aos Pés da Escadaria da Igreja Matriz (Catedral São Paulo Apóstolo)


Texto: Leticia Venera | Via:  Hospital Santa Isabel
HSI, HSA e Renal Vida mobilizados em prol da Doação de Órgãos HSI, HSA e Renal Vida mobilizados em prol da Doação de Órgãos Reviewed by Por Wellington Civiero Ferreira on 25 setembro Rating: 5

NW Blumenau No Twitter