Estiagem não afeta capacidade de abastecimento de água em Blumenau

Levando em consideração a situação de estiagem registrada nos últimos meses em Santa Catarina e o baixo nível do Rio Itajaí-Açu, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Blumenau solicita que a população use água de forma consciente e evite desperdícios, embora a captação e o abastecimento de água não estejam comprometidos.

(Foto: Wellington Civiero Ferreira / NW Blumenau)
Conforme explica o diretor de Operações do Samae, Cleverton João Batista, apesar da atual situação climática, a captação e o abastecimento de água da autarquia seguem normais. "Por enquanto o nosso trabalho segue sendo realizado normalmente. A ETA II realiza a captação de água para tratamento junto à Usina da Celesc, que mantém uma barragem com um nível considerável. Parte desta água retida na barragem é captada pelo Samae, que realiza o seu tratamento", afirma.

Ainda de acordo com o diretor, a ETA III, localizada no Garcia, também conta com um sistema de barragem para a captação de água, o que mantém um nível adequado para a retirada. Batista salienta, porém, que a população deve realizar o consumo consciente de água e evitar desperdícios.

De acordo com os dados do AlertaBlu, depois de um mês de junho bastante chuvoso, a configuração climática se modificou e em julho foram observados frequentes e sucessivos bloqueios atmosféricos que impediram e/ou dificultaram o avanço das frentes frias por Santa Catarina, o que resultou em volume acumulado de chuva muito abaixo do esperado. Durante todo o mês, foram registrados 15,2 mm, enquanto que o normal seriam 126 mm.

Em agosto, o clima se aproximou mais do esperado para o inverno. Em Blumenau, algumas estações ficaram com chuva acima do previsto e outras abaixo, o que resultou em uma média de 84,6 mm no município. Neste mês, a configuração de bloqueios voltou a interferir no avanço de sistemas atmosféricos causadores de chuva. Até o momento, os volumes de chuva estão ainda mais baixos, pois a média registrada até esta segunda-feira, dia 18, é de 1,4 mm acumulado.


Texto: Diorgnes Saldanha Lima | Via: PMB
Estiagem não afeta capacidade de abastecimento de água em Blumenau Estiagem não afeta capacidade de abastecimento de água em Blumenau Reviewed by Por Wellington Civiero Ferreira on 19 setembro Rating: 5

NW Blumenau No Twitter