Cooper sedia exposição pelo Dia Mundial do Alzheimer

A Filial Vila Nova Blumenau da Cooper sedia a campanha “Mitos e Verdades sobre a Doença de Alzheimer”, que marca o Dia Mundial do Alzheimer, nesta quinta-feira, 21 de setembro. Os cooperados e clientes que visitarem a nova unidade da Cooper na cidade poderão conferir, até domingo, 24, uma exposição de banners com esclarecimentos sobre a doença e dicas para preveni-la. A ação, em parceria com a Supera Ginástica para o Cérebro, integra o calendário do Setembro Lilás, mês de conscientização sobre o mal que afeta especialmente a população idosa.

(Foto: Soni Robinson Witte / Divulgação) 
De acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ), o Setembro Lilás e o Dia Mundial do Alzheimer foram instituídos para celebrar a luta das famílias e conscientizar a população sobre a importância de se falar da doença, seus meios de prevenção e cuidados para assegurar melhor qualidade de vida das pessoas acometidas. A maior causa conhecida do Alzheimer é o envelhecimento, uma realidade do presente e do futuro no Brasil. Atualmente são 23 milhões de pessoas com mais de 60 anos e a expectativa é de que em 15 anos teremos mais de 32 milhões de idosos no País, aumentando as probabilidades da doença.

Na exposição “Mitos e Verdades”, um dos objetivos é proporcionar o contato das pessoas a jogos e atividades que ajudem a desenvolver as habilidades cognitivas e a retardar o aparecimento do Alzheimer (prevenção). Entre elas estão a prática de jogos, desafios mentais, treinos específicos, construções e reflexões que estimulem o foco, a concentração, atenção, memória e raciocínio lógico. Segundo a  ABRAZ, há evidências científicas que indicam os benefícios das atividades de estimulação cognitiva, social e física para a manutenção de habilidades e a preservação da funcionalidade cerebral.

Os banners apresentados na Cooper também esclarecem, por exemplo, que a perda de memória nem sempre é o primeiro sinal do Alzheimer e que o sintoma pode não estar relacionado à doença, mas a outros fatores como estresse, ansiedade e depressão. Quanto ao tratamento, a exposição mostra que, apesar de não ter cura, existem meios para retardar a evolução e minimizar os distúrbios da doença.

A exposição “Mitos e Verdades sobre o Alzheimer” pode ser conferida na Filial Vila Nova Blumenau até domingo, dia 24, das 10 às 22h. As abordagens da Supera Ginástica para o Cérebro ocorrem somente hoje (quinta-feira, dia 21), das 10 às 20h.

 Para conhecer mais sobre o assunto acesse: abraz.org.br/sobre-alzheimer/tratamento


Texto: Silvia Regina Machado | Via:  New Age Comunicação
Cooper sedia exposição pelo Dia Mundial do Alzheimer Cooper sedia exposição pelo Dia Mundial do Alzheimer Reviewed by Por Wellington Civiero Ferreira on 21 setembro Rating: 5

NW Blumenau No Twitter