Mais de 1,3 milhão de jovens já fizeram alistamento militar

O prazo para o alistamento militar de 2017 termina no próximo dia 30 de junho. Segundo a Seção de Serviço Militar do Ministério da Defesa (SSM), aproximadamente 1,3 milhão de rapazes brasileiros já iniciaram o processo. A expectativa é que mais 500 mil jovens se alistem até a data limite.

(Foto: Jorge Cardoso / Ministério da Defesa)
Cerca de 41,3% dos alistados neste ano são da Região Sudeste, a que mais concentra participantes. Em seguida, vêm o Nordeste, com 27,7%, e o Sul, com 14,4%.

Atrás, estão a Região Centro-Oeste, com 9% dos alistados, e a Norte, com 7,6%. Cerca de 42,5% dos rapazes que fizeram alistamento tem Ensino Fundamental completo. São 54,6% os que têm ensino médio e apenas 2,8% possuem superior completo.

Caso o jovem perca o prazo, ele é considerado em débito com o Serviço Militar. Isso causa restrições para obter ou prorrogar validade de passaporte; assumir cargo público; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino; obter carteira profissional ou registro de diploma de profissões liberais; e inscrever-se em concurso público; entre outros.

Segundo a Seção de Serviço Militar, o alistamento contribui também para a qualificação profissional dos jovens. “Várias qualificações militares, tais como motorista, enfermeiro, garçom, cozinheiro, padeiro, topógrafo, manutenção e pintor de auto, dentre outras, permitem o aproveitamento no mercado de trabalho após seu licenciamento”, explica.

Soberania nacional

O serviço militar é a mais importante garantia da defesa nacional. Preparar uma reserva mobilizável, disponível por 5 anos após o licenciamento das Forças Armadas. Inicia-se com uma formação militar básica (3 meses), uma qualificação militar (3 meses) e adestramento militar (3 meses).

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Defesa, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira
Mais de 1,3 milhão de jovens já fizeram alistamento militar Mais de 1,3 milhão de jovens já fizeram alistamento militar Reviewed by Por Wellington Civiero Ferreira on 13 junho Rating: 5

NW Blumenau No Twitter