SENAI Blumenau inaugura Casa Habitech-Itália nesta quinta-feira

O SENAI Blumenau, entidade do Sistema FIESC, vai inaugurar nesta quinta-feira, dia 06, a Casa Habitech - Itália. O projeto é uma parceria com o Sinduscon Blumenau e o instituto italiano Habitech. A entrega será às 19h, no Instituto SENAI de Tecnologia Ambiental. Para viabilizar a construção em Blumenau, foram investidos cerca de 1 milhão de euros.

(Foto: Divulgação)
A parceria com a Habitech iniciou em 2013 e o projeto será uma doação da entidade italiana, formada por um grupo de empresas da região ligadas ao setor e em parceria com a Universidade de Trento. O projeto foi instalado no Bairro Escola Agrícola, em um terreno cedido pelo Sistema FIESC e pelo SENAI. A montagem do protótipo de 200m² foi realizada no mês de fevereiro e foi concluída em duas semanas, feita por técnicos da Habitech Trento e aprendizes locais.

De alto padrão, construção modular em madeira X-Lam, a casa foi toda erguida com painéis pré-moldados em madeira renovável - tão resistentes quanto a alvenaria. Trata-se de uma tecnologia desenvolvida pelo instituto italiano Habitech Trento, que escolheu Blumenau para receber o primeiro protótipo desse tipo de construção nas Américas, em virtude de um trabalho articulado pelo Sistema Fiesc e pelo Sindicato da Indústria da Construção de (Sinduscon). O espaço vai funcionar como um laboratório destinado aos estudos e pesquisas de estudantes dos cursos de Arquitetura e Engenharia da região, de empresas associadas ao Sinduscon e estudantes de cursos técnicos do Senai. Profissionais, técnicos e alunos de arquitetura e engenharia vão poder estudar de que forma as empresas locais podem desenvolver e implantar esse sistema no País.

A casa tem o conceito “greenbuild bussines”, que são construções de baixo impacto ambiental, alto conforto e produtoras de energia. O projeto traz o modelo de construção a seco, que dispensa o uso de água, o que também diminui o impacto ambiental. Os painéis pré-moldados garantem uma execução muito mais rápida dos trabalhos, reduzindo custos com mão de obra. A cobertura tem painéis fotovoltaicos, fazendo do imóvel autossuficiente na geração de energia elétrica. Tal tecnologia também pode ser utilizada na edificação de prédios. Com a estrutura toda em madeira, a casa resiste ao tempo e conta com tecnologia avançada, para captação de energia solar e controle de temperatura.

A proposta do projeto é quebrar o paradigma de que casas de madeiras são ultrapassadas e inserir um novo formato de construção, onde o material e seus conceitos agregados são fundamentais. O principal objetivo é apresentar as novidades no setor de habitação, estimulando o baixo consumo de energia e o menor custo com mão de obra. Essa parceria proporcionará trazer tecnologias atuais especificas para o setor, criar novos estágios, cursos e eventos.

Habitech
A Habitech é um Distribuidor de Valor Agregado de produtos de entretenimento doméstico e automação residencial. Com o projeto, o objetivo da Habitech é trazer novas tecnologias para o continente e expandir o mercado. Em sua cidade de origem, uma casa como essa representa economia média de 14%, se comparada com o custo de construções convencionais, somando-se a isso a economia energética.

SERVIÇO
O que: Inauguração e entrega da Casa Habitech-Itália
Data: 06 de abril/2017, quinta-feira
Horário: 19h
Local: Instituto SENAI de Tecnologia Ambiental (Rua Harry Pofhal, 111 - Escola Agrícola, Blumenau/SC​)
Mais informações: (47) 3321-9615


Texto: Mariene Maluli | Via: Presse Comunicação Empresarial
SENAI Blumenau inaugura Casa Habitech-Itália nesta quinta-feira SENAI Blumenau inaugura Casa Habitech-Itália nesta quinta-feira Reviewed by Wellington Civiero Ferreira on 05 abril Rating: 5

NW Blumenau No Twitter