Especialista orienta onde aplicar o 13º salário

(Foto: Divulgação)
Fim de ano é sempre uma época movimentada: compras, festas da empresa e em família, férias e o recebimento do tão aguardado 13º salário. Para muitos, o dinheiro extra é a recompensa por mais um ano de trabalho, já para outros, pode ser uma ajuda no orçamento familiar. Mas como utilizar o 13º salário da forma correta? Pagar as dívidas ou aproveitar as férias? O gerente da agência de Pomerode da Unicred Blumenau, Felipe Schorder Clasen, dá algumas dicas de como aproveitar o salário extra e começar o ano longe das dívidas. Confira:

 - Antecipação: quando o assunto é liquidar as dívidas, a antecipação do crédito pode ser uma boa alternativa. Atualmente, é possível encontrar diversas linhas de crédito para esta finalidade. Porém, avalie se o desconto concedido no pagamento antecipado da dívida será superior a taxa de juros paga na operação.

 - Priorize as dívidas com juros mais altos: a dica é priorizar o pagamento das dívidas já existentes, em especial as com maiores taxas de juros mensais, como o cartão de crédito, cheque especial e, até, alguns financiamentos. Essa dica é válida também para os recebimentos extras durante o ano como o PPR ou PLR. Assim, você começa o ano novo mais tranquilo, sem comprometer o orçamento familiar.

 - Imóveis: a melhoria ou aquisição de um imóvel é sempre um bom investimento. Afinal, uma casa ou apartamento em bom estado sempre são bem vistos no mercado imobiliário e tendem a valorizar com o passar dos anos. Uma boa oportunidade para futuras negociações.

 - Automóveis: o recebimento do 13º salário muitas vezes é destinado para realizar o sonho do carro novo. Para quem quer economizar, a dica é reservar parte desse valor para a manutenção e aproveitar o 13º para uma revisão geral no veículo. Assim, além de viajar tranquilo durante as férias, é possível evitar imprevistos e despesas ainda maiores pela falta de manutenção.

 - Investimentos: quem fez o dever de casa e não acumulou nenhuma dívida ao longo do ano, os investimentos ou aplicações são boas alternativas para quem pensa em economizar. Os títulos públicos ou operações vinculadas ao CDB prometem ser uma boa fonte de renda em 2017.

 - Faça um balanço: por fim, lembre-se da velha regra de anotar todos os seus gastos mensais. Avalie o que deu certo e errado durante o ano e aproveite o início de 2017 pra corrigir as falhas no orçamento. Para ter um ano mais tranquilo, destine uma parte da sua renda para possíveis imprevistos.


Texto: Tamires Kardauke | Via: Oficina das Palavras 
Especialista orienta onde aplicar o 13º salário Especialista orienta onde aplicar o 13º salário Reviewed by Wellington Civiero Ferreira on 09 novembro Rating: 5

NW Blumenau No Twitter