Solenidade marca abertura dos 43º Jogos Estudantis da Primavera

Na tarde desta segunda-feira, dia 5, foram abertos oficialmente os 43º Jogos Estudantis da Primavera. A solenidade realizada no Ginásio Sebastião Cruz, o Galegão, contou com a presença de estudantes das 71 escolas participantes, professores, bem como de autoridades como o prefeito em exercício Marco Antônio Wanrowsky e do senador Dalírio Beber.

A abertura teve logo no início uma referência aos dez anos do Projeto Linguagem do Movimento, da qual participaram os pequeninos alunos da Educação Infantil, acompanhados dos professores. Os alunos dos grupos folclóricos da Fundação Pró-Família ficaram responsáveis por acompanhar as delegações escolares no desfile de apresentação dos atletas, que acompanharam o restante da cerimônia da arquibancada.


O hino nacional ficou por conta da banda formada pelos professores do projeto de Bandas e Fanfarras da Secretaria Municipal de Educação (Semed), acompanhados pela voz de Lena Grah. Após o juramento do atleta, feito pelo aluno da Escola Básica Municipal (EBM) Anita Garibaldi, Gabriel Funke, atual campeão dos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC) nos 100 metros com barreiras, foi a vez de 150 alunos dos grupos de dança da Pró-Família encantarem o público com uma emocionante apresentação e um pedido de paz.

O diretor presidente da Fundação Municipal de Desportos, João Sendenski, ressaltou o trabalho dos profissionais de educação física na realização do evento, e pediu que pais e familiares continuassem incentivando o esporte como uma ferramenta de educação. Já a secretária de Educação, Patrícia Lueders, salientou que os jogos vão muito além das competições, tornando-se memórias especiais na vida de cada um. "Sem dúvida, todos os dias terão essa qualidade. Estaremos todos juntos em uma só causa que é a educação", completou.

No simbólico revezamento da tocha os atletas olímpicos blumenauenses Jonathan Riekmann, José Bagio e Moacir Zimmermann trouxeram o espírito da Rio 2016 para o ginásio. Eles acenderam a pira acompanhados da atleta mais nova dos Jogos da Primavera, a ginasta Stephanie Moritz Muller, de apenas 5 anos.

As competições iniciam nesta terça-feira, dia 6, no Complexo Esportivo do Sesi e seguem até o dia 15 de setembro, reunindo cerca de 8 mil atletas de 71 escolas, em 16 modalidades. O primeiro dia de disputas terá as modalidades de futsal, vôlei de praia e voleibol. Este também será o único dia para as provas de judô e natação.


Informações:  Aline Franzoi Santos Fleith | Via: PMB
Fotos: Natalino Civiero e Wellington Civiero Ferreira/NW Blumenau 











Solenidade marca abertura dos 43º Jogos Estudantis da Primavera Solenidade marca abertura dos 43º Jogos Estudantis da Primavera Reviewed by williamxd gamerbr on 05 setembro Rating: 5

NW Blumenau No Twitter