Semana Nacional do trânsito alerta sobre riscos ao volante

Com o tema “Sou mais um para um trânsito mais seguro”, o governo federal lançou neste domingo (18) a Semana Nacional de Trânsito. A campanha, que será veiculada nas redes sociais, rádio e TV, tem o objetivo de conscientizar a população na redução da violência no trânsito. Segundo o Ministério dos Transportes, cerca de 100 pessoas morrem todos os dias em acidentes de trânsito.
(Foto: NW Blumenau/Arquivo)
A campanha, que segue o compromisso “Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito (2011/2020)”,  foi criada a partir de ações integradas entre os ministérios dos Transportes, Cidades, Saúde e Justiça. Em todo o Brasil, o alerta sobre a responsabilidade ao volante, uma vez que mais de 95% dos desastres são causados por imprudência dos motoristas.

Peças com o slogan “Na estrada ou na cidade, seja você a mudança no trânsito” serão veiculadas para orientar e mobilizar a população sobre as regras de trânsito e a importância de uma boa conduta como fator essencial para a redução dos acidentes nas rodovias.

Balanço

Em 2015, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas, o Brasil apresentou uma taxa de 23,4 mortes para cada 100 mil habitantes - quarto pior desempenho do continente. Por isso, apesar dos avanços na legislação e na regulamentação, essa problemática continua sendo alvo dos esforços do governo federal.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, responsável pela fiscalização nas estradas em todo o País, em 2015 foram registrados 122.186 acidentes, com 90.278 feridos e 6.870 mortes.

De janeiro a junho de 2016, foram registrados 3.166 óbitos. Uma queda de 6,77% comparada ao mesmo período de 2015. Com 48.658 acidentes totalizados no primeiro semestre do ano, houve uma redução de 31% das ocorrências, em relação ao ano passado, quando a PRF contabilizou 71.544.


Informações: Ministério dos Transportes
Semana Nacional do trânsito alerta sobre riscos ao volante Semana Nacional do trânsito alerta sobre riscos ao volante Reviewed by Por Wellington Civiero Ferreira on 19 setembro Rating: 5

NW Blumenau No Twitter