Previsão é de trânsito intenso na área central da cidade no início da próxima semana

De acordo com dados estatísticos e pesquisas atualizadas da Secretaria de Planejamento Urbano (Seplan), o trânsito da área central de Blumenau poderá ficar com grande fluxo de veículos nas próximas segunda e terça-feira, dias 5 e 6. A previsão de chuva para esses dias e o aumento do fluxo sazonal de pessoas no Centro apontam para a possibilidade de intensificação do tráfego, mesmo com a implantação das ações da Operação Conjunta de Trânsito.
(Foto: Natalino Civiero/NW Blumenau)
 
Definidas no início do mês de agosto por órgãos municipais, em especial o Serviço Autônomo de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb) e a Secretaria de Planejamento Urbano, a Operação Conjunta de Trânsito será implementada também neste mês de setembro. O objetivo é minimizar o impacto do grande número de veículos na região central de segunda a sexta-feira, no período das 17h às 20h, no início de cada mês. A Secretaria de Serviços Urbanos (Sesur) também estará atenta para questões referentes à demanda na sinalização viária e nos semáforos. O funcionamento da operação prevê que nos dez primeiros dias do mês, nos finais de tarde, mais guardas de trânsito atuarão nas ruas, além do monitoramento do tráfego em tempo real.

A recomendação dos especialistas em trânsito da Seplan é que nestes dias as pessoas evitem circular pela região central ou busquem horários alternativos para tal. Também é importante que os motoristas não obstruam os cruzamentos e mantenham distância segura do veículo da frente, já que os pequenos acidentes ajudam a aumentar o congestionamento.

Muitas obras foram ou estão sendo realizadas pela Prefeitura de Blumenau para a melhoria do sistema viário, além de intervenções para uma melhor fluidez no trânsito, maior segurança viária e de pedestres. Além disso, as autoridades de trânsito salientam que é fundamental o apoio e conscientização de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres no respeito às leis de trânsito para segurança, tranquilidade e um eficaz funcionamento da operação.

Circulação de veículos
Segundo dados da Seplan, no centro da cidade, apenas nas três principais vias, Sete de Setembro, XV de Novembro e Avenida Presidente Castelo Branco (Beira-Rio), circulam diariamente aproximadamente 87 mil veículos. Nos últimos dez anos, Blumenau praticamente dobrou a frota que circula nas ruas. Conforme informações do Departamento de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC), em 2006 eram 145 mil, atualmente são 248 mil veículos, sem considerar aqueles que vêm ao município provenientes de outras cidades.



Texto: Marília Prado | Via: PMB
Previsão é de trânsito intenso na área central da cidade no início da próxima semana Previsão é de trânsito intenso na área central da cidade no início da próxima semana  Reviewed by williamxd gamerbr on 01 setembro Rating: 5

NW Blumenau No Twitter