"Operação saturação" na região sul de Blumenau operação conjunta entre 10º BPM e DIC de Blumenau

Durante a tarde de quinta-feira, 01, estendendo-se até próximo das vinte e três horas, desencadeou-se a “Operação Saturação” na região sul de Blumenau, pelo efetivo do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e Divisão de Investigação Criminal (DIC) da Polícia Civil de Blumenau.
(Foto: Giovanni Silva/Divulgação)
 Somando-se o efetivo de reforço do Grupamento de Polícia de Choque (GPChoque), e o efetivo da radiopatrulha, Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicleta (Rocam), Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT), Canil Setorial (K-9), e Agência de Inteligência (AI) do 10º BPM, sessenta policiais militares atuaram especificamente na operação, sem que fosse prejudicado o policiamento ordinário da cidade. Participaram também das ações, duas equipes da DIC de Blumenau.
(Foto: Giovanni Silva/Divulgação)
Desencadeada no bairro Garcia e bairros limítrofes, foram feitas incursões e varreduras por parte das equipes especializadas da PMSC, contando com o apoio das equipes da DIC. Foram também montadas inúmeras barreiras policiais, simultaneamente, saturando desta forma a área sul, respondendo aos anseios dos cidadãos que naqueles bairros residem.

Pela primeira vez na cidade, utilizou-se do posto de comando móvel, um micro-ônibus totalmente adaptado, com gerador próprio de energia, câmeras de videomonitoramento, que possui toda a estrutura necessária para servir de ponto estratégico para operações de maior duração, para o efetivo empregado.

Tal viatura permanecerá na região sul da cidade até o dia de amanhã, com policiais atuando em todo o período de sua permanência, e esta primeira utilização serviu de teste, para planejamentos futuros de emprego.

Após o término das ações, chegou-se aos números de:
• 150 veículos vistoriados;
• 80 pessoas abordadas;
• 8 veículos removidos;
• 34 Autos de Infração de Trânsito lavrados;
• 7 documentos de veículos recolhidos por irregularidades;
• 5 pessoas presas.

Em uma incursão das equipes especializadas em um condomínio residencial na Rua Santa Maria, bairro Progresso, foram apreendidos três revólveres calibre 38, dez munições intactas de calibre 38, cinco buchas de cocaína, cinco pedras grandes de crack, sete pontos de ácido lisérgico (LSD), três torrões de maconha, uma balança de precisão, uma balaclava, uma faca para fracionar droga, 91 carteiras de cigarro, dois celulares. Houve a prisão em flagrante e condução à Central de Polícia de G. R. dos S., nascido em 16/03/1996.

Também no condomínio citado, foram apreendidas três motocicletas com registro de furto/roubo, e um Renault Scénic, cujas características batem com um veículo que vem sendo utilizado como meio de fuga de roubos que tem sido cometidos na área sul da cidade.

Durante as varreduras, foi também em uma abordagem próxima ao quartel do 23 Batalhão de Infantaria (23BI), na Rua Antônio Zendron, encontrada e apreendida a quantidade de 19 comprimidos de ecstasy, e pequena quantidade de maconha, com F. da S. L., nascido em 05/06/91.

Ainda, foi apreendida uma motocicleta com registro de furto, que era pilotada por um menor de idade, devidamente conduzido à Central de Polícia.

Por fim, em outra abordagem policial, foram apreendidas 21 pedras de crack, com J. V., menor de idade, nascido em 04/04/99, e um torrão de maconha, com M. H. R., também menor de idade, nascido em 24/07/99.

Esta resposta das forças de segurança pública de Blumenau, foi necessária pelo considerável aumento dos índices criminais na região sul, e foi fruto da união de esforços entre as corporações, com trabalho colaborativo e de equipe.



Informações: BPM e DIC de Blumenau 
"Operação saturação" na região sul de Blumenau operação conjunta entre 10º BPM e DIC de Blumenau "Operação saturação" na região sul de Blumenau operação conjunta entre 10º BPM e DIC de Blumenau Reviewed by Por Wellington Civiero Ferreira on 02 setembro Rating: 5

NW Blumenau No Twitter