Educação especial é tema de evento realizado na ADR Blumenau

Com o objetivo de melhorar a educação especial na região, a Gerência de Educação realizou nesta sexta, 23, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Blumenau, uma reunião com os professores das redes de ensino estadual que trabalham com a educação especial dos municípios de Blumenau, Gaspar, Ilhota, Luís Alves e Pomerode. O evento se iniciou com um vídeo intitulado Ser Diferente, em que os alunos da Escola de Educação Básica João Durval Muller, de Blumenau, aparecem falando sobre as diferenças dos seus colegas de sala de aula e como é possível se relacionarem sem impedimentos. Após o vídeo, fizeram uma apresentação de teatro com o tema Conto de Fadas às Avessas.
(Foto: Divulgação / ADR de Blumenau)
No decorrer da tarde, foram feitos estudos específicos sobre o ensino especial e capacitação dos professores. Os temas abordados foram: autismo, Síndrome de Rett e Síndrome de Asperger, assim como as deficiências auditivas e visuais. Altéia Ferrari, integradora de Educação Especial na ADR Blumenau, falou sobre a importância de acontecer este tipo de reunião. “Temos como objetivo, através destas reuniões, aprofundar os estudos em relação ao programa pedagógico estabelecido pela Fundação Catarinense de Educação Especial, procurando debater os temas pertinentes com a educação inclusiva“, disse.

Para a gerente de Educação Maria Isabel, a educação especial tem prioridade na educação regional, visto a importância de os alunos se sentirem acolhidos e os professores estarem capacitados. Já para Simone Malheiros, supervisora de Educação Básica e Profissional, as reuniões para falar sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) são de grande importância para todos os professores da educação especial: "Assim podemos debater os métodos que estão sendo aplicados e analisar se estão sendo produtivos para, então, termos os avanços necessários dentro das ações pedagógicas”.

A iniciativa para acontecer estas reuniões foi repassada através da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) para a Gerência de Educação Regional e será realizada uma reunião por mês com o objetivo de levar atualização e troca de experiências com os professores sobre a educação especial.

Sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE)
O AEE é uma atividade de caráter pedagógico, prestado por profissional da educação especial, voltado ao atendimento das especificidades dos alunos com deficiência, condutas típicas ou com altas habilidades, matriculados na rede regular de ensino. Os professores do AEE, na Gered Blumenau, atendem alunos do Ensino Fundamental e Médio. Antes de serem encaminhados para o AEE, os estudantes passam por uma avaliação funcional da área específica através da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e Secretaria de Estado da Educação, e esse atendimento realiza a parceria com os segundos professores que atuam no Ensino Regular de nossas escolas.



Texto: Ricardo Lunge | Via: ADR de Blumenau 
Educação especial é tema de evento realizado na ADR Blumenau Educação especial é tema de evento realizado na ADR Blumenau Reviewed by Wellington Civiero Ferreira on 23 setembro Rating: 5

NW Blumenau No Twitter