Brasil vai ter tecnologia 4k de imagem até 2020, diz Kassab

O Brasil deverá adotar o sistema de tecnologia de ultra resolução de imagem 4k para TV Digital até 2020. O anúncio foi feito pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, nesta terça-feira (30), durante a abertura da Set Expo, evento que faz parte do 28º Congresso Set sobre inovações e mudanças no segmento da indústria de broadcast e novas mídias.
(Foto: Agência Brasil/Divulgação)
Diferente das imagens em full HD, com 1920 x 1080 pixels, a imagem em 4k equivale a quatro vezes a quantidade de pixels na tela –  3840 x 2160 pixels – o que torna a imagem mais nítida.

"Esperamos que em 2020 tenhamos dado os primeiros passos para levar aos usuários esse sistema", disse o ministro.

Padrão regional

No evento estavam presentes, entre outros convidados, o ex-ministro das Comunicações, Hélio Costa, que foi homenageado por sua atuação durante o processo de adoção do padrão ISDB, tecnologia japonesa para implantação da TV Digital no Brasil.

Além dele, foi homenageado o ministro das Comunicações do Japão, Jiro Akama. Os dois países assinaram o acordo em 2006. Kassab destacou ainda que o sistema japonês vem sendo adotado em toda a América Latina, com exceção da Colômbia e do Suriname.

Segundo o ministro, representantes dos governos brasileiros e japonês têm feito contatos com autoridades colombianas sobre a possibilidade de adesão, mas sempre respeitando a decisão daquele país, que optou pelo sistema europeu.


Informações: Agência Brasil 

Brasil vai ter tecnologia 4k de imagem até 2020, diz Kassab Brasil vai ter tecnologia 4k de imagem até 2020, diz Kassab Reviewed by Por Wellington Civiero Ferreira on 30 agosto Rating: 5

NW Blumenau No Twitter