Grupo Vocal ensaia repertório em latim, inglês e dialeto zulu

Foto: Divulgação
Mesclar várias culturas em uma só apresentação artística. Esta é a proposta do Grupo Vocal, da Escola Barão do Rio Branco. São cerca de 50 crianças e jovens, com idades entre cinco e 16 anos, que ensaiam e cantam músicas em latim, inglês e no dialeto zulu, além do português. O grupo conta com um repertório multicultural que será levado aos asilos, hospitais e centros de educação de Blumenau, a partir deste mês de abril.

Neste projeto estão inseridas músicas como a “Amavalovolo”, animada canção africana, do dialeto zulu, que conta com uma coreografia de nível iniciante e que estimula o público a levantar e participar. A produção conta ainda com a “Adiemus de Karl Jenkis”, apresentada em latim, a “Have You Ever Seen The Rain?”, da banda norte-americana Creedence Clearwater Revival e composições
nacionais como “A Benção”, de Celso Viáfora e “Feito Borboleta” de Fernando Guimarães, com arranjo de Débora Andrade. “O repertório do Grupo Vocal é vasto, sendo minha opção metodológica mostrar novas culturas através da música”, conta a professora Bruna Hedler.

Antes de inserir a proposta, a educadora exibe imagens e vídeos sobre o povo e os hábitos dos locais de origem da composição. Os participantes também são estimulados a realizar pesquisas e a mostrar as suas impressões para os colegas de turma. Ainda neste ano, o Grupo Vocal pretende acrescentar ao repertório canções em japonês e em alemão. Nicole Cugnier de Oliveira Hess, que tem apenas 11 anos de idade, é uma das integrantes. Ela afirma que nos quatro anos em que está no grupo aprendeu a cuidar da sua voz, as técnicas vocais e como se apresentar nos locais públicos. Além disso, ela diz que adora o momento do canto, pois se sente mais tranquila e alegre. “Gosto muito de aprender o significado das letras das músicas e das diversas maneiras de conhecer outras culturas”, conta.

O grupo faz parte do Barão Arte e Cultura, espaço da Escola Barão que estimula a diversidade artística. O Grupo Vocal abrange estudantes e a comunidade em geral. Os interessados em participar podem ter mais informações através do site ou do (47) 3322-6133.

 Próximas apresentações do Grupo Vocal:

 Abril: Início das atividades em hospitais, centros de educação e asilos de Blumenau;

Junho: Apresentação no Festival Ecológico da Canção (Feeco);

Novembro: Participação do Dia do Canto, em Joinville.


Texto: Martha Kienast | Via: Oficina Das Palavras 
Grupo Vocal ensaia repertório em latim, inglês e dialeto zulu Grupo Vocal ensaia repertório em latim, inglês e dialeto zulu Reviewed by williamxd gamerbr on 14 abril Rating: 5

NW Blumenau No Twitter